A meta não está longe! Um guia para iniciantes de corrida
- 24/10/2025
A Maratona de Lisboa é já este fim de semana. Está com vontade de se inscrever? Se ainda não o fez, já não vai a tempo, porque as inscrições já estão esgotadas. Contudo, pode começar a preparar-se para a próxima prova.
Para perceber a dimensão e como funciona a logística de um evento destes, comece por assistir e apoiar os outros atletas. Nesse momento irá perceber se é realmente aquilo que pretende ou se foi apenas uma "vítima das tendências das redes sociais".
Acompanhar a maratona de influenciadores digitais 'fitness' através dos 'stories' pode ser empolgante, mas será que vai sentir a mesma emoção no momento de correr? Na verdade, até pode sentir mais emoção e mais adrenalina, mas o aconselhável é preparar-se até esse momento. Passar do ecrã do telemóvel enquanto está sentado no sofá para uma prova de 42 quilómetros pode ser uma transição... desafiante.
Com que ritmo devo começar?
De acordo com o 'Garmin', o primeiro passo pode consistir em "concentrar-se no básico", adotando "um nível de intensidade com o qual consiga manter uma conversa".
Como posso medir e definir novos objetivos?
Com o tempo vai sentir que evoluiu, mas pode ir medindo essa evolução de forma mais rigorosa para em momentos que estiver distraído e não tiver a perceção do tempo, saber exatamente o que correu.
Leia Também: Os veganos consomem proteína suficiente? 8 alimentos que têm de incluir
Existem aplicações que podem dar um "empurrãozito extra", por exemplo o 'Stava', que é a rede social dos amantes de corrida. Aqui vai conseguir registar o percurso que fez e partilhá-lo com a sua comunidade 'fitness'. O 'My Fitness Pall' também é uma ferramenta útil se tiver interesse em contabilizar a quantidade de macronutrientes e calorias que ingere.
Para avaliar o desempenho do seu coração ou também para contar calorias de forma mais precisa, pode usar um smartwatch.
Correr sozinho ou em grupo?
Isso pode depender do seu objetivo. Encontrar um parceiro de corrida ou juntar-se a um clube de corrida pode melhorar a animação durante o percurso, mas se pretende fazer uma maratona pode ser mais difícil alguém alinhar-se com os seus objetivos. O ideal é fazer uma boa gestão de expectativas e do tempo que dedica a treinos em grupo e de forma individual.
Como manter-se motivado?
Correr em grupo pode ser, de facto, um plano orientado nessa direção, mas não é o único método.
Charles Duhigg disse ao 'Runners World' que o segredo é a consistência. Depois de tornar a corrida num "hábito", o exercício físico pode "parece mais fácil e não exige tanta força de vontade", mesmo quando não está motivado.
Recompense-se! O especialista sugere que se "mime com algo que goste logo após a corrida. Tem de ensinar o cérebro através da experiência". A recompensa pode variar, mas ser algo que gosta, seja de comer ou uma atividade que adora fazer.
Os resultados não vão aparecer de imediato, mas não se precipite. Passar do sedentarismo para corridas longas são extremos que podem levá-lo à desistência quando não vê resultados.
Leia Também: Atenção, a hora vai mudar este fim de semana! Como reage o corpo?





.jpg)















































