Agente do ICE dispara contra perna de imigrante venezuelano nos EUA
- 15/01/2026
Agentes dos Serviços de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) alvejaram um imigrante na perna, na tarde desta quarta-feira, em Minneapolis, no estado norte-americano do Minesota.
Numa publicação feita na sua conta na rede social X, esta força de segurança esclarece que estavam a realizar uma operação STOP quando o homem, de nacionalidade venezuelana, tentou colocar-se em fuga, tendo acabado por embater numa outra viatura. O suspeito tentou depois fugir a pé mas acabou por ser interpelado pelos agentes.
Estes acabaram por alvejar o homem na perna depois de, segundo a versão dos factos do Departamento de Segurança Interna, terem sido "emboscados e atacados" por duas outras pessoas e pelo próprio imigrante que estavam a tentar prender.
A mesma fonte refere que o homem resistiu à detenção e de forma "violenta" agrediu os agentes, antes de duas outras pessoas terem "saído de um apartamento próximo para atacarem também os agentes com uma "pá para a neve e o cabo de uma vassoura"
A vítima foi transportada para o hospital com ferimentos que não põem em causa a sua vida.
O tiroteio ocorreu a norte de Minneapolis, precisamente uma semana depois da morte de Renee Macklin Good. A morte da cidadã norte-americana, de 37 anos, ocorreu em 7 de janeiro, quando foi baleada por um agente dos serviços de Imigração.
Foi morta a tiro dentro do carro durante uma dessas operações, quando participava numa ação destinada a interromper uma intervenção de agentes federais.
As autoridades federais mobilizaram cerca de dois mil agentes no início da semana para realizar uma série de detenções na cidade.
Após o incidente, Trump defendeu de imediato a versão de legítima defesa apresentada pelo agente do ICE envolvido no disparo.
Essa versão tem sido fortemente contestada por responsáveis democratas locais, que afirmaram dispor de imagens de vídeo que contradizem a narrativa oficial.
Leia Também: Resolução para limitar poder de Trump de ordenar mais ataques chumbada





.jpg)






















































