Alemanha acusa Rússia de ciberataque e interferência eleitoral

  • 12/12/2025

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha afirmou, esta sexta-feira, que as autoridades estão a "observar um aumento significativo das atividades híbridas russas" e acusou Moscovo de um ciberataque e interferência eleitoral.

 

Segundo a agência de notícias Reuters, um porta-voz do ministério alemão afirmou que existe uma campanha russa que tem como objetivo "desestabilizar a Alemanha". 

O responsável indicou que a operação "Storm-1516" ("Tempestade-1516", em português) - uma campanha de desinformação russa responsável por 77 operações entre agosto de 2023 e março de 2025 - foi responsável por atividades que tentaram afetar as eleições federais de fevereiro. 

Na "Storm-1516" a estratégia utilizada para difundir informação falsa consiste na construção de uma narrativa enganadora em torno de uma figura pública, sendo que depois, com o auxílio da IA e de conta falsas, a narrativa é amplificada.

Noutro comunicado, o governo atribuiu também um ciberataque contra os sistemas de segurança aérea alemães em agosto ao grupo de hackers russo APT28.

Esta sexta-feira, a Alemanha decidiu convocar o embaixador russo em Berlim, garantindo que "decidirá sobre novas medidas diplomáticas" mais tarde.

"Deixámos claro que estamos a monitorizar as ações da Rússia de perto e tomaremos medidas contra elas", disse o porta-voz.

Governo britânico sancionou pessoas e entidades russas

A acusação da Alemanha surge dias após o Reino Unido ter imposto ações contra duas pessoas e cinco entidades da Rússia, entre elas o filósofo Alexander Duguin, líder do movimento eurasiano e um dos principais ideólogos do Kremlin, por envolvimento em desinformação.

Dugin e a organização que fundou, o Centro de Experiência Geopolítica, foram adicionados à lista de pessoas e organizações sob sanções por "estarem envolvidos na desestabilização da Ucrânia", tal como o 'blogger' militar russo Mikhail Zvinchuk.

O governo britânico também sancionou o Fundo de Apoio e Proteção dos Direitos dos Compatriotas que Vivem no Estrangeiro (Pravfond), devido às ligações com o executivo russo, as empresas Rybar LLC, Euromore e Golos.

Governo britânico sanciona pessoas e entidades russas (por desinformação)

Governo britânico sanciona pessoas e entidades russas (por desinformação)

O Governo britânico impôs sanções hoje contra duas pessoas e cinco entidades da Rússia, entre elas o filósofo Alexander Duguin, líder do movimento eurasiano e um dos principais ideólogos do Kremlin, por envolvimento em desinformação.

Lusa | 17:37 - 09/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2903138/alemanha-acusa-russia-de-ciberataque-e-interferencia-eleitoral#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes