Angola apresenta condolências ao Rei de Espanha após acidente ferroviário
- 21/01/2026
Numa mensagem enviada ao soberano espanhol e partilhada hoje na página de Facebook da presidência, o chefe de Estado angolano manifestou "profundas condolências" ao soberano espanhol "na sequência da tragédia que enlutou a nação espanhola", estendendo os sentimentos de pesar às famílias das vítimas do desastre, provocado pela colisão de dois comboios de alta velocidade.
O acidente ocorreu domingo, no município de Adamuz, na província de Córdova, envolvendo um comboio da operadora privada Iryo, que fazia a ligação entre Málaga e Madrid, e um comboio da empresa pública Renfe, que seguia no sentido inverso, de Madrid para Huelva.
Segundo as autoridades espanholas, os três últimos vagões do comboio da Iryo descarrilaram e invadiram a via adjacente, atingindo o comboio da Renfe, cujos dois primeiros vagões foram projetados e caíram por um aterro com cerca de quatro metros de altura, numa zona onde existe uma subestação de manutenção da linha ferroviária.
O balanço mais recente aponta para pelo menos 41 mortos e cerca de 150 feridos, dos quais 39 permanecem hospitalizados, incluindo 13 em unidades de cuidados intensivos.
De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros português, dois cidadãos portugueses seguiam nos comboios envolvidos no acidente e ambos sobreviveram, tendo já recebido alta hospitalar.
O Governo espanhol decretou três dias de luto nacional, de hoje até quinta-feira, enquanto decorrem as investigações para apurar as causas do acidente.
Leia Também: Ex-Sporting escapou à tragédia em Espanha: "Apanhei o comboio seguinte…"





.jpg)






















































