Apoio à Ucrânia? Viktor Orbán alerta: "Dinheiro não nasce nas árvores"

  • 15/01/2026

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, afirmou esta quarta-feira que a ajuda da União Europeia (UE) à Ucrânia "representaria um encargo financeiro de mais de nove mil milhões de dólares (cerca de 7,7 mil milhoes de euros", alertando que, "infelizmente, o dinheiro não nasce nas árvores".

 

"Infelizmente, o dinheiro não nasce nas árvores, especialmente não 800 mil milhões de dólares. É esta a quantia que os ucranianos exigem aos europeus para os próximos dez anos. Para a Hungria, isto representaria um encargo financeiro de mais de 9 mil milhões de dólares", começou por escrever na rede social X.

Em causa está um dos 20 pontos do plano de paz apresentado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que prevê que a criação de "vários fundos para abordar a restauração da economia ucraniana, a reconstrução de áreas e regiões danificadas e questões humanitárias".

Segundo o documento, "o objetivo é mobilizar 800 mil milhões de dólares [678 mil milhões de euros], o custo estimado dos danos causados pela guerra russa".

Orbán indicou que, de acordo com Bruxelas, o dinheiro seria angariado através da "eliminação do 13.º e 14.º salário, programas de ajuda à habitação, subsídios para a compra de imóveis residenciais, redução das tarifas de energia, imposto fixo sobre o rendimento, programa de empréstimos aos trabalhadores e os incentivos fiscais às mães, jovens e famílias". .

"Isto não é especulação. O plano de Bruxelas está detalhado a preto e branco ao longo do Semestre Europeu, nas recomendações específicas para cada país e nos procedimentos de infração", disse.

"Com as eleições húngaras a aproximarem-se a passos largos, uma decisão terá de ser tomada. Uma coisa é certa: dizemos NÃO ao plano de guerra de Bruxelas!", atirou.

Sublinhe-se que o presidente húngaro, Tamás Sulyok, considerado próximo Viktor Orbán, convocou, na terça-feira, eleições parlamentares no país para o dia 12 de abril.

Orbán governa com uma maioria de dois terços no Parlamento, depois de ter vencido quatro eleições consecutivas desde 2010. Nas eleições mais recentes, em 2022, o Fidesz, juntamente com um parceiro minoritário de extrema-direita, conquistou mais de 54% dos votos, garantindo 135 dos 199 lugares no parlamento.

Presidente húngaro convoca eleições legislativas para 12 de abril

Presidente húngaro convoca eleições legislativas para 12 de abril

O Presidente húngaro, Tamás Sulyok, considerado próximo do primeiro-ministro ultranacionalista Viktor Orbán, convocou hoje eleições parlamentares no país para o dia 12 de abril.

Lusa | 12:33 - 13/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919320/apoio-a-ucrania-viktor-orban-alerta-dinheiro-nao-nasce-nas-arvores#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes