Após eleição de Mamdani, "muçulmanos reivindicam Nova Iorque"? É falso

  • 08/11/2025

André Ventura e contas nas redes sociais alertam que "os muçulmanos reivindicam Nova Iorque após a vitória de extremista muçulmano para a prefeitura" da cidade, mas o vídeo que partilham não tem qualquer relação com a eleição de Mamdani.

 

Alegação: "após vitória do prefeito muçulmano socialista, os muçulmanos reivindicam NY"

O democrata progressista Zohran Mamdani venceu na terça-feira as eleições para a autarquia de Nova Iorque e desde então as redes encheram-se de alegados vídeos das celebrações da comunidade muçulmana da cidade, dado que o novo presidente da câmara é um imigrante muçulmano xiita, nascido no Uganda de pais indianos.

Circulam vários vídeos, mas um deles está a gerar mais engajamento. "Após vitória do prefeito muçulmano socialista, os muçulmanos reivindicam Nova York. Logo o lugar da queda das torres gêmeas", escreve uma comentadora brasileira numa publicação com mais de 49 mil visualizações: https://archive.ph/XYV6t.

O mesmo tipo de mensagem também circula nas redes em Portugal, com a utilização desse vídeo como alerta para "os sinais" da eleição de um "imigrante muçulmano de esquerda" (https://archive.ph/ZB217), que tomará posse a 1 de janeiro.

Na informação colocada sobre as imagens lê-se, em português do Brasil: "após vitória de extremista muçulmano para a prefeitura de NYC, muçulmanos reivindicam Nova York para o Islã".

Na sexta-feira, esse vídeo foi partilhado pelo líder do Chega numa mensagem sobre "o perigo que paira sobre os nossos povos!!!". Em publicações semelhantes no Facebook, Instagram, TikTok e X, que somam centenas de milhares de visualizações, André Ventura usa aquelas imagens para alegar que "eles estão a tentar conquistar-nos e islamizar a Europa, os EUA e o Mundo": https://archive.ph/WJf8c e https://archive.ph/xwITl (exemplos).

O vídeo que estas contas partilharam mostra um muçulmano aparentemente em Times Square, uma das praças mais emblemáticas de Nova Iorque, numa pregação em defesa do Islão, mas sem qualquer referência a Mamdani. "Chega de nos escondermos e de sermos torturados, feridos e julgados. Esta é a religião correta. Esta é a religião que toda a humanidade precisa para fazer parte do Islão e não vamos parar até que ela entre em todos os lares", afirma o orador.

Factos: o vídeo é de março de 2023 e não tem qualquer relação com a eleição de Mamdani 

Uma simples pesquisa reversa de alguns 'frames' revela que aquelas imagens têm mais de dois anos e meio e que o muçulmano sunita que aparece no vídeo não é propriamente um líder religioso, mas sim Sohail Qureshi Jr, um professor de matemática de 8.º ano norte-americano de ascendência paquistanesa, que também é 'youtuber' e 'influencer', conhecido como 'SQ' ou 'WayOfLifeSQ' nas redes sociais, onde só no YouTube tem mais de 2,1 milhões de seguidores (https://archive.ph/D2F4P ).

As primeiras referências daquele vídeo apontam para publicações em outubro e novembro de 2023 (exemplo: https://archive.ph/uuHeA), porque foi nessa altura que o youtuber '@WAYOFLIFESQ' publicou aquele excerto no Youtube, com o título "Muçulmano CHOCA Nova York com a VERDADE!', um vídeo curto que já ultrapassa os 2 milhões de visualizações: https://archive.ph/ITA6C.

No entanto, pesquisas adicionais, incluindo pelos títulos das notícias que passam em fundo, revelam que são imagens anteriores, de março de 2023, nomeadamente do 'Taraweed', uma oração voluntária realizada durante o mês do Ramadão, que nesse ano foi co-organizada pelo 'youtuber' em Times Square, como comprovam o cartaz de divulgação (https://archive.ph/qVvkw) e os vários registos da iniciativa: https://archive.ph/uOQeb, https://archive.ph/68l2A e https://archive.ph/xP6VJ .

Esta é também a conclusão dos verificadores brasileiros do Estadão Verifica (https://archive.ph/EKQx4) e da Reuters (https://archive.ph/5ctCM), e este é apenas um dos vários embustes xenófobos e islamofóbicos que circulam relacionados com as eleições locais em Nova Iorque, incluindo com outro vídeo do mesmo local, mas de 2024, como demonstraram os verificadores catalães do Verificat: https://archive.ph/h4FLE.

Entre outros, a AFP Fact Check também desmentiu (https://archive.ph/C4XVz) outro vídeo de arquivo que está a ser falsamente relacionado com a vitória de Mamdani (https://archive.ph/zVdqo) e a Lusa Verifica já desmontou uma mentira sobre o alegado apoio do Estado Islâmico ao democrata eleito: https://archive.ph/L7JoE .

A Lusa questionou André Ventura sobre a origem e o contexto do vídeo que partilhou, e informou o líder do Chega sobre o real contexto das imagens, mas não obteve qualquer resposta, nomeadamente sobre se pretende corrigir as publicações enganadoras.

Avaliação Lusa Verifica: Falso

É falso que a comunidade muçulmana de Nova Iorque tenha "reivindicado a cidade" após a vitória do democrata Zohran Mamdani, também muçulmano. Os vídeos que estão a ser partilhados nas redes sociais referem-se a iniciativas passadas sem qualquer relação com as recentes eleições locais, mas que estão a ser utilizadas em mensagens de cariz xenófobo e islamofóbico.

Leia Também: Vitória de Mamdani inspira jovens na política do Uganda: "Um farol"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2885049/apos-eleicao-de-mamdani-muculmanos-reivindicam-nova-iorque-e-falso#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes