Argentina procura pintura saqueada por fugitivo nazi vista em imobiliária

  • 28/08/2025

O Ministério Público federal da Argentina revelou na quarta-feira que realizou no dia anterior uma operação policial numa aldeia à beira-mar a sul de Buenos Aires, onde foram encontrados documentos e gravuras alemães potencialmente relevantes da década de 1940, mas não a obra procurada, noticiou a agência Associated Press (AP).

 

Sob o Governo do general argentino Juan Perón, cujo primeiro mandato durou de 1946 até à sua deposição em 1955, os fascistas alemães fugitivos chegaram à Argentina com propriedades judaicas saqueadas, incluindo ouro, depósitos bancários, pinturas, esculturas e mobiliário.

O destino destes artigos continua a ser notícia à medida que o processo de restituição se arrasta na Argentina e noutros países.

Neste caso, a pintura procurada pelas autoridades argentinas é 'Retrato de uma Senhora' ('Portrait of a Lady', em inglês), do artista barroco italiano Giuseppe Vittore Ghislandi.

Repórteres do jornal neerlandês Algemeen Dagblad encontraram este mês o que parecia ser a famosa pintura num anúncio imobiliário de uma casa que se acredita pertencer aos descendentes do fugitivo nazi Friedrich Kadgien, enquanto procuravam obras de arte roubadas dos Países Baixos.

Citando especialistas em arte neerlandeses, o jornal de Roterdão noticiou que o 'Retrato de uma Senhora' original parecia estar pendurado por cima de um sofá de veludo na sala de estar de um chalé à venda na cidade costeira argentina de Mar del Plata.

A imobiliária Robles Casas & Campos não respondeu a um pedido de comentário e o anúncio da casa colocada à venda por 265.000 dólares já não estava disponível na quarta-feira.

Na busca realizada na terça-feira, em resposta a um alerta da Interpol, a organização policial internacional, as autoridades argentinas encontraram pendurado na parede, atrás do sofá de veludo verde onde a pintura tinha sido vista, uma grande tapeçaria pastoral com cavalos, frisou o procurador na quarta-feira.

Os investigadores também repararam num gancho e marcas na parede, sugerindo que uma pintura emoldurada tinha sido removida recentemente, segundo o mesmo comunicado.

A base de dados oficial neerlandesa de obras de arte desaparecidas da Segunda Guerra Mundial, mantida pela Agência do Património Cultural, identifica o 'Retrato de uma Senhora', em óleo sobre tela, como pertencente ao negociante de arte judeu neerlandês Jacques Goudstikker, antes da tomada nazi da sua importante galeria em Amesterdão, quando a Alemanha invadiu os Países Baixos em maio de 1940.

Estima-se que 1.100 obras do inventário de Goudstikker tenham sido vendidas ilegalmente a Hermann Goering, conhecido como o braço direito de Adolf Hitler.

A única herdeira sobrevivente de Goudstikker, Marei von Saher, de 81 anos, há muito que procura a restituição das obras roubadas ao sogro.

Num caso histórico de 2006, o Governo neerlandês concordou em devolver 202 pinturas saqueadas da coleção de Goudstikker a Von Saher, após uma longa batalha judicial.

Os advogados de von Saher disseram à AP na quarta-feira que ela está "extremamente grata" pelo trabalho do jornal na localização da pintura e está a "explorar todas as possibilidades" para a recuperar.

Os Arquivos Federais da Alemanha registam a existência de apenas um membro do partido nazi com este apelido: Friedrich Gustav Kadgien, que supervisionava a movimentação de moeda estrangeira, metais preciosos e a venda de propriedades confiscadas como conselheiro financeiro de Goering.

Kadgien nunca foi acusado de crimes relacionados com o regime nazi durante décadas na Argentina. Morreu em 1978 em Buenos Aires, segundo relatos dos meios de comunicação social locais.

Leia Também: Argentina devolve a Portugal Missal Romano roubado em Sintra

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2844417/argentina-procura-pintura-saqueada-por-fugitivo-nazi-vista-em-imobiliaria#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes