Assembleia Nacional da Venezuela instalou grupo de amizade com Portugal
- 24/01/2026
A instalação, à qual assistiram vários dirigentes associativos e empresários luso-venezuelanos, decorreu no Museu Boliviano de Caracas / Salão da Batalha de Carabobo, onde foram também instalados os grupos de amizade parlamentar com a União Europeia, a Espanha, a Turquia e Sérvia.
Orlando Camacho, do partido Movimento Somos Venezuela (MSV) é também presidente da Federação de Câmaras e Empresas da Venezuela -- Fedeindústria e terá como vice-presidente o conhecido deputado venezuelano Henri Falcón, do partido Um Novo Tempo (UNT).
Por outro lado, a deputada lusodescendente Desireé Santos Amaral, do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, o partido do Governo), presidirá o Grupo de Amizade Parlamentar Venezuela -- Espanha, acompanhada na vice-presidência pelo deputado lván Stalin González do partido Um Novo Tempo (UNT).
O Grupo Parlamentar de Amizade Venezuela -- Sérvia, será liderado pelas deputadas Jacqueline Faria (presidência) e Josneisy Paredes (na vice-presidência), ambas do PSUV, fazendo dele parte, entre outros, o deputado socialista, o luso-descendente Jesus Faria.
Os deputados Jorge Arreaza (do PSUV) e Ilénia Medina, do Partido Pátria Para Todos (PPT) vão dirigir o Grupo de Amizade Parlamentar Venezuela -- União Europeia. Miguel Pérez Abad e América Pérez, ambos do PSUV, o Grupo de Amizade Parlamentar Venezuelana -- Turquia.
O ato de instalação dos distintos grupos de amizade foi presidido pela deputada Grécia Colmenares.
Segundo fonte da Assembleia Nacional, o parlamento da Venezuela prevê instalar na próxima segunda e terça-feira, os grupos de amizade parlamentar com a Nicarágua, a Colômbia, o Brasil, Cuba, México, o Uruguai, o Chile, o Vietname, o Irão, Qatar, a Palestina, a África do Sul, a Argélia, Bielorrússia, a Rússia, a China e a República Popular Democrática da Coreia (do Norte).
A instalação dos Grupos de Amizade Parlamentar tem como propósito "continuar a aprofundar o intercâmbio legislativo e promover uma agenda solidária entre as nações, e a diplomacia bolivariana da paz".
Leia Também: Presidente interina da Venezuela assegura que 626 presos foram libertados





.jpg)






















































