Austrália. "Herói" de Bondi poderá ser premiado pela sua "coragem"

  • 26/12/2025

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, anunciou, esta quinta-feira, que está a planear entregar um prémio de coragem aos civis e socorristas que enfrentaram "o pior" durante o ataque terrorista na praia de Bondi, no passado dia 14 de dezembro, onde morreram 15 pessoa, como forma de reconhecimento.

 

Anthony Albanese explicou que planeia homenagear aqueles que se colocaram em perigo para ajudar durante o tiroteio numa celebração da Hannukkah, incluindo Ahmed al Ahmed, o "herói" de Bondi, que conseguiu desarmar um dos atiradores antes de ser baleado.

O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa numa fundação beneficente após um almoço de Natal, onde o primeiro-ministro da Austrália afirmou que o Natal ficou marcado por um forte contraste entre a violência e o "melhor da humanidade".

"Este Natal é diferente devido ao ataque terrorista motivo pelo estado islâmico e pelo antissemitismo. Mas, ao mesmo tempo em que vimos o pior da humanidade, vimos a coragem, a bondade e a compaixão daqueles que se lançaram ao perigo", referiu, citado pelo New York Post.

De recordar que, no fim de semana passado, o primeiro-ministro australiano marcou presença numa cerimónia de homenagem às vítimas do ataque, tendo sido vaiado pelos presentes quando chegou  e, momentos mais tarde, quando um dos oradores referiu o seu nome também. .

Anthony Albanese vaiado em homenagem às vítimas do ataque em Sydney

Anthony Albanese vaiado em homenagem às vítimas do ataque em Sydney

Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália, foi vaiado durante uma cerimónia de homenagem às vítimas do atentado terrorista na praia de Bondi, em Sydney. Às 18h47 locais, hora em que aconteceu o tiroteio, foi feito um minuto de silêncio.

Notícias ao Minuto | 12:09 - 21/12/2025

Quem é Ahmed el Ahmed?

O "herói" chama-se Ahmed el Ahmed, tem 43 anos e é dono de uma frutaria. Segundo relatos, estaria a passar naquele local e, mesmo não tendo experiência com armas, decidiu agir. O homem foi baleado duas vezes, tendo sido transportado para um hospital.

Quem é Ahmed el Ahmed, o

Quem é Ahmed el Ahmed, o "herói" que desarmou um atirador em Sydney?

O "herói" chama-se Ahmed el Ahmed, tem 43 anos e é dono de uma frutaria. Segundo relatos, estaria a passar naquele local e, mesmo não tendo experiência com armas, decidiu agir. O homem foi baleado duas vezes, tendo sido transportado para um hospital.

Notícias ao Minuto | 14:39 - 14/12/2025

Recorde-se que o ataque terrorista foi atribuído a dois homens, pai e filho, o primeiro abatido no local pela polícia.

A polícia australiana apresentou 59 acusações, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, contra Naveed Akram, o atacante sobrevivente, de 24 anos.

O acusado ficou sob custódia policial no hospital onde permanece internado com ferimentos graves, depois de ter saído do estado de coma.

O grupo terrorista Estado Islâmico celebrou o facto de ter inspirado os dois homens a atacarem a comunidade judaica de Sydney, mas não reivindicou a autoria do que foi o pior incidente do género na Austrália em várias décadas.

O ataque, que durou cerca de nove minutos, matou 15 pessoas, com idades entre os 10 e os 87 anos, e feriu outras 42, 13 das quais continuam hospitalizadas, segundo o departamento de saúde australiano.

Leia Também: Suspeito de ataque na Austrália transferido do hospital para prisão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909627/heroi-de-bondi-podera-ser-premiado-pela-sua-coragem-no-ataque#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes