Avião de carga despenha-se perto de aeroporto nos Estados Unidos
- 05/11/2025
Um avião de carga da empresa United Parcel Service (UPS) despenhou-se esta terça-feira em Louisville, no estado de Kentucky, nos Estados Unidos da América, numa zona industrial, junto ao aeroporto de onde tinha descolado.
Na rede social X, a polícia local dá conta de que várias serviços de emergência já acorreram ao local e que "há registo de feridos" do acidente, sem ainda especificar quantos serão.
E acrescentam: "Esta é uma zona com fogo ativo e detritos. Mantenha a distância". Nesse sentido, a polícia afirmou ainda que "foi emitida uma ordem de confinamento para todos os locais num raio de oito quilómetros do aeroporto".
O local do acidente reportado foi no cruzamento da Fern Valley Road com a Grade Lane, na extremidade sul do aeroporto.
Segundo um comunicado da UPS, três pessoas seguiam a bordo deste avião. A empresa não confirma, para já, feridos ou vítimas mortais.
"Aproximadamente pelas 17h20 de hoje, o voo 2976 da UPS, com partida de Louisville, KY, e com destino a Honolulu - um MD-11 com três tripulantes a bordo - esteve envolvido numa acidente em Louisville. Nesta altura, não confirmamos feridos/mortos", afirmou a empresa.
Sabe-se ainda que o avião caiu pouco tempo depois de ter descolado. Nas redes sociais, a Administração Federal da Aviação (FAA) corrobora que o voo tinha como destino o aeroporto Aeroporto Internacional Daniel K. Inouye em Honolulu, no Havai.
UPS Flight 2976 crashed around 5:15 p.m. local time on Tuesday, Nov. 4, after departing from Louisville Muhammad Ali International Airport in Kentucky. The McDonnell Douglas MD-11 was headed to Daniel K. Inouye International Airport in Honolulu. The FAA and NTSB will investigate.…
— The FAA ️ (@FAANews) November 4, 2025
Segundo um comunicado da FAA, o caso já está a ser investigado pela entidade, em conjunto com o Conselho Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB), que será o responsável pela investigação.
Devido ao acidente, o aeroporto de Louisville suspendeu as operações e encerrou o espaço aéreo.
"Nesta altura, todos os voos de partidas e chegadas do SDF [o aeroporto] estão temporariamente suspensos e o espaço aéreo está encerrado", referem numa publicação no X.
An aircraft incident occurred at SDF today at approximately 5:20 p.m. involving a UPS MD-11, flight no. 2976 when departing the West Runway (17R/35L) to the Daniel K. Inouye International Airport (HNL) in Honolulu, HI. Emergency crews are on-scene at SDF. At this time, all…
— FlyLouisville (SDF) (@FlyLouisville) November 4, 2025
O governador do Kentucky, Andy Beshear já se manifestou quanto ao acidente, também numa publicação no X. Numa mensagem curta, o governador realçou que "a situação é séria" e pede orações pelas famílias afetadas. Beshear disse ainda estar a caminho de Louisville.
Nas redes sociais, já começaram a ser partilhados inúmeros vídeos do momento em que o avião cai, mostrando que a aeronave explodiu ao embater no chão, causando uma enorme nuvem de fumo e desencadeando um incêndio.
BREAKING: Aerial footage shows the UPS cargo plane crash near Louisville, Kentucky airport. Police confirm there are victims. pic.twitter.com/Qt7hNK84e5
— AZ Intel (@AZ_Intel_) November 4, 2025
Num outro vídeo, é possível ver o avião a deslizar pela pista, já com o lado esquerdo da aeronave em chamas. Atrás de si, deixa um rasto de fumo. Pouco depois, as imagens mostram a explosão.
Video of the UPS plane crash in Louisville, Kentucky pic.twitter.com/RqTml6DeGF
— Sir762s (@762fuxk) November 4, 2025
[Notícia atualizada às 23h56]
Leia Também: Gaza? EUA propõem ao Conselho de Segurança da ONU força de estabilização





.jpg)





















































