Avião desaparecido durante 13 anos encontrado... estacionado em aeroporto
- 23/12/2025
Durante 13 anos o avião Boeing 737-200, transportador de mercadorias, esteve desaparecido. No mês passado apareceu, por fim. Estava estacionado no aeroporto de Calcutá, na Índia.
A aeronave, inicialmente introduzida no final dos anos 60, foi desativada em 2012, mas um erro administrativo fez com que desaparecesse da documentação interna da Air India, a companhia aérea a que pertencia.
Ao longo dos anos, o aeroporto continuou a enviar fatura atrás de fatura de estacionamentos por pagar relativos ao avião, mas a Air India rejeitava-as constantemente, alegando que não tinha qualquer registo de uma aeronave lá estacionada.
A situação só foi resolvida quando o aeroporto de Calcutá emitiu um pedido formal para que a companhia removesse o avião. Entretanto, numa nota interna enviada aos funcionários da Air India, o diretor executivo, Campbell Willson, reconheceu o descuido que se prolongou por mais de uma década.
"Embora a desativação de uma aeronave antiga não seja incomum, este caso é especial, porque trata-se de uma aeronave que nem sabíamos que tínhamos até recentemente", afirmou Wilson.
"Com o tempo, foi esquecida e só veio à tona quando os nossos amigos do Aeroporto de Calcutá nos informaram da sua presença numa área de estacionamento (muito) remota e nos pediram para a remover! Depois de verificar que era realmente nossa, fizemos isso e, ao fazê-lo, removemos mais uma teia de aranha antiga do nosso armário", acrescentou o CEO.
A Air India explicou que o avião foi deixado de fora da documentação interna numa altura de sucessivas reestruturações da companhia. Começou na então India Airlines, que foi absorvida pela Air India, quando as duas empresas se fundiram em 2007. Depois foi adaptado para transporte de cargas (era de passageiros) e alugado à India Post - o seu último posto de trabalho.
Wilson afirmou que o avião foi "repetidamente deixado de fora dos registos internos", incluindo durante a privatização da companhia aérea em 2022, o que significa que nunca apareceu nos principais documentos de transferência.
Apesar da situação caricata, os especialistas explicam que é fácil alguns ativos não serem incluídos nos inventários de aquisição, especialmente quando as aeronaves já não levantam voo. Por norma, no entanto, as companhias aéreas costumam estar atentas para evitar estas situações, uma vez que as aeronaves em terra são (sempre) um prejuízo.
Ao todo, a Air India teve de pagar cerca de 10 milhões de rúpias (mais de 95 mil euros) em multas de estacionamento acumuladas. O avião foi removido do aeroporto de Calcutá a 14 de novembro e será agora reutilizado em engenharia terrestre.
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