Aviões russos e chineses aproximaram-se da Coreia do Sul sem incidentes
- 09/12/2025
Seul mobilizou aviões de combate para a zona não se tendo registado qualquer incidente.
De acordo com as Forças Armadas da Coreia do Sul, as sete aeronaves da Rússia e da República Popular da China entraram na denominada Zona de Identificação de Defesa Aérea localizada entre o Mar do Leste (Mar do Japão) e o Mar do Sul da península coreana.
O incidente ocorreu às 10:00 (01:00 em Lisboa) sendo que os sete aparelhos abandonaram a zona de imediato.
As Forças Armadas da Coreia do Sul acrescentaram que as aeronaves foram detetadas antes de entrarem na Zona de Identificação de Defesa Aérea e que foram enviados caças da Força Aérea de Seul, "implementando medidas táticas para enfrentar eventuais situações imprevistas".
As zonas de identificação de defesa aérea são a soma do espaço aéreo nacional e dos perímetros adicionais que os países estabelecem unilateralmente e que servem para permitir às forças armadas identificarem qualquer aeronave que se aproxime.
É comum as forças aéreas de vários países realizarem manobras de descolagem rápida quando uma aeronave militar não é identificada quando se aproxima de uma Zona de Identificação de Defesa Aérea.
Tanto a Coreia do Sul como o Japão ativam frequentemente manobras de descolagem devido a incursões de aeronaves militares da Rússia e da República Popular da China.
Até ao momento não se registou qualquer comentário de Pequim ou de Moscovo.
Leia Também: China executa ex-dirigente de banco estatal por aceitar subornos





.jpg)






















































