Bolsonaro condenado. Fim do ciclo que pôs à prova a democracia no Brasil?

  • 06/12/2025

No dia 11 de setembro, o ex-chefe de Estado do Brasil (2019-2022) foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal por tentativa de abolição violenta do Estado de Direito Democrático, golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de património.

 

O julgamento de Bolsonaro foi escolhido pelos jornalistas da Lusa como acontecimento do ano de 2025 na Lusofonia. 

"Jair Messias Bolsonaro exerceu a função de líder da estrutura criminosa e recebeu ampla contribuição de integrantes do Governo federal e das Forças Armadas, utilizando-se da estrutura do Estado brasileiro para a implementação do seu projeto autoritário de poder", disse o juiz Alexandre de Moares, relator do processo e inimigo 'número um do bolsonarismo' na leitura do seu voto, que apenas não foi acompanhado por um dos cinco juízes que compunham o coletivo.

O golpe de Estado apenas fracassou devido à recusa dos comandantes do Exército e da Força Aérea, quando Bolsonaro e membros da sua cúpula já tinham tudo pronto para decretar um estado de exceção, intervir na Justiça Eleitoral e manter-se no poder após perder as eleições presidenciais contra Lula da Silva, em outubro de 2022.

Ao ambiente político interno que tem estado altamente polarizado nos últimos anos com várias manifestações e ataques à imparcialidade do Supremo Tribunal Federal, acrescentou-se a pressão externa feita pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aliado de Bolsonaro, que procurou pressionar tanto o poder executivo, como o judicial brasileiros, à medida que se tornava cada vez mais provável que o ex-Presidente iria ser condenado.

Donald Trump aplicou tarifas de 50% a vários produtos brasileiros, que foram depois reduzidas ou eliminadas, e aplicou sanções a várias autoridades judiciais diretamente implicadas do processo contra Jair Bolsonaro, a mais intensa das quais (ainda hoje em vigor) contra o juiz Alexandre de Moraes, que garantiu que não se iria intimidar com "pressões internas ou externas".

Bolsonaro nunca reconheceu a derrota, lançou críticas infundadas às urnas eletrónicas, incentivou manifestações de caráter antidemocrático em frente a bases militares e, segundo a justiça, projetou planos para permanecer no poder e até matar adversários políticos e judiciários, entre os quais Lula da Silva e Alexandre de Moares.

Tudo isto culminou nos ataques em Brasília, em 08 de janeiro de 2023, quando milhares de apoiantes do ex-Presidente invadiram e vandalizaram as sedes do Supremo Tribunal Federal, do Congresso e do Palácio do Planalto, numa tentativa de golpe de Estado para depor Lula da Silva da Presidência.

Nascido em 1955 em Campinas, perto de São Paulo, e depois de décadas como vereador e deputado, Jair Bolsonaro ganhou projeção nacional durante a recessão de 2015-2016, num momento em que o descrédito das elites políticas brasileiras se aprofundou com sucessivos escândalos de corrupção, incluindo a prisão de Lula da Silva, hoje novamente Presidente.

A convulsão social e a facada sofrida durante um ato eleitoral abriram caminho para a ascensão de Bolsonaro, que conquistou 55% dos votos nas presidenciais de 2018, frente a Fernando Haddad.

A gestão da pandemia de covid-19 foi um dos períodos mais controversos, devido às posições do então Presidente contra a vacinação, ao ceticismo sobre medidas de isolamento e à promoção de medicamentos sem eficácia comprovada.

Num país com mais de 687 mil mortes registadas, a condução da crise sanitária foi apontada como uma das principais razões para a derrota de Bolsonaro na tentativa de reeleição em 2022.

O ex-Presidente foi condenado em 11 de setembro e desde 25 de novembro cumpre a pena num quarto de 12 metros quadrados num edifício da Polícia Federal em Brasília.

Bolsonaro deverá cumprir pena de prisão efetiva por pelo menos sete anos

Bolsonaro deverá cumprir pena de prisão efetiva por pelo menos sete anos

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, a cumprir pena de 27 anos e três meses de prisão, deverá permanecer na prisão em regime fechado por, pelo menos, sete anos e meio, segundo cálculos divulgados terça-feira pela Justiça.

Lusa | 06:05 - 03/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2900455/bolsonaro-condenado-fim-do-ciclo-que-pos-a-prova-a-democracia-no-brasil#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes