Brasil: Bebé de 6 meses "quase sem vida" ao engasgar-se salvo por guarda
- 01/12/2025
Um bebé de seis meses que perdeu os sentidos ao engasgar-se, na sexta-feira, foi salvo pelo comandante da Guarda Civil de Irauçuba, no estado brasileiro do Ceará.
"Na noite desta sexta-feira, o comandante da Guarda Civil Municipal de Irauçuba, Ferreira, salvou a vida de um bebé de apenas seis meses. A criança chegou à sede da Secretaria de Segurança Pública quase sem sinais vitais, roxa e inconsciente, enquanto a família procurava ajuda desesperadamente", adiantou aquela força de segurança, em comunicado.
As autoridades detalharam que, face ao cenário, o comandante "iniciou de imediato os primeiros socorros", mas ressalvaram que "o bebé apresentava um quadro crítico e estava quase sem vida".
"Após manobras rápidas e precisas, a criança começou a reagir. Com a melhoria inicial, o comandante acompanhou a família até ao Hospital Municipal, garantindo que o atendimento fosse continuado com segurança", complementou a nota.
Uma câmara de videovigilância registou o momento em que os familiares do menino chegaram ao local, onde pediram ajuda às autoridades, tal como poderá ver na galeria acima.
Por cá, agentes da PSP salvaram um bebé inanimado, em Loures
Um bebé que "não apresentava sinais vitais" foi, de igual modo, salvo por agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), na passada quinta-feira, dia 27 de novembro, pelas 14h30, em Loures.
"No âmbito de uma ação de patrulhamento de rotina, os polícias foram informados por vários populares que, numa artéria contígua, encontrava-se um bebé inanimado", esclareceram as autoridades, em comunicado.
Nessa linha, os agentes "deslocaram-se de imediato para o local onde verificaram, no interior de um edifício, um conjunto de populares, entre os quais o pai da criança, a gritarem e a solicitarem auxílio urgente, rodeando um bebé, com cerca de um ano de idade, inanimado e que não respondia a qualquer estímulo".
Um dos polícias segurou o bebé, que colocou de bruços sobre o seu braço, e fez-lhe massagens nas costas, para "estimular uma reação". Outro agente, por seu turno, contactou o 112 e recebeu "instruções que permitiram orientar adequadamente todas as manobras que estavam a ser realizadas".
Volvidos alguns segundos, o "bebé começa a chorar e recupera a respiração, permanecendo no colo do polícia para monitorização dos seus batimentos cardíacos até à chegada dos Bombeiros de Loures", que o encaminharam para o Hospital Beatriz Ângelo.
A PSP sublinhou que, ao que tudo indica, o pai e o menino estavam a brincar, quando este "foi acometido por em convulsões, espumando pela boca e apresentando o rosto bastante vermelho, deixando de seguida de respirar".
Leia Também: Polícia salva "bebé inanimado" em Loures. "Não apresentava sinais vitais"





.jpg)























































