Brasileira mordida por tubarão em Fernando de Noronha: "Senti-o na perna"
- 13/01/2026
Uma brasileira, natural de São Paulo, foi mordida por um tubarão-lixa enquanto fazia snorkel na Praia do Porto, em Fernando de Noronha, Pernambuco. A mulher, que é advogada e surfista, estava com amigas e eram acompanhadas por um guia no momento do incidente.
Tudo aconteceu na sexta-feira passada, dia 9 de janeiro, quando Tayane Dalazen e as amigas estavam a mergulhar numa área que é conhecida devido à presença de tubarões, mas que costuma ser frequentada bastante frequentada pelos banhistas.
A surfista relatou ao "O Globo" que estava a nadar num local de pouca profundidade, onde conseguia ver o fundo do mar. No entanto, num determinado momento, foi surpreendida pelo tubarão.
"Ali é um habitat de animais selvagens. Nós fomos até ao habit dele. Não foi um ataque repentino. Foi uma fatalidade", afirmou ao site brasileiro, acrescentando que o tubarão não quis largar a perna e que teve de o sacudir ainda dentro de água.
O guia, conhecido como Nego Noronha, que acompanhou o grupo apercebeu-se que Tayane estava em apuros e conseguiu que o animal a soltasse depois de o golpear.
"Sentia-o a sacudir pela perna. Pensei que não podia colocar a mão porque ele poderia arrancá-la. O Nego começou a dar murros no tubarão e ele soltou-me", explicou, dizendo ainda que, no momento do ataque, não havia qualquer tipo de comida ou sangue na água, mas que o tubarão já tinha mordiscado os calções de banho de uma outra pessoa.
Depois de sair da água, a surfista foi socorrido por pescadores que se encontravam naquela zona, tendo depois ido até ao carro e sido transportada até ao hospital. Uma das amigas, que é cirurgiã, prestou-lhe os primeiros socorros.
Já no hospital, o ferimento foi considerado superficial, tendo atingindo apenas o tecido subcutâneo, sem lesão nos músculos ou tendões. Foram-lhe dados dois pontos na perna, antibióticos e a vacina do tétano.
Após o susto, a surfista disse que iria continuar em Fernando de Noronha até ao fim das suas férias e que queria aproveitar o resto da viagem.
O momento do ataque foi gravado - como pode ver abaixo. Peço atenção para as imagens sensíveis, embora não explícitas.
Tayane Dalazen... atracada por um Tubarão Lixa.. Fernando de Noronha pic.twitter.com/KhhJBiVC8F
— Portal do Barulho! (@MiguelArraes3) January 10, 2026
"Factos que merecem ser apurados"
Posteriormente, Tayane Dalazen fez um comunicado nas suas redes sociais, onde explicou que, "no dia 09/01, fui até à Praia do Porto para realizar um mergulho com um guia credenciado, em uma atividade comum na região: nadar com tubarões-lixa".
"Em nenhum momento, toquei, alimentei ou provoquei qualquer animal, nem saltei da embarcação. Independemente de ter ocorrido uma mordida ou qualquer outro acidente, chama a atenção a conduta de um guia que, momentos antes, desferiu pancadas em um tubarão com uma câmara. São fatos que merecem ser apurados e devidamente esclarecidos", pode ler-se.
Leia Também: Triatleta encontrada morta após ataque de tubarão na Califórnia





.jpg)






















































