Camboja anuncia isenção de vistos para turistas chineses
- 20/01/2026
O Ministro do Turismo do país asiático, Huot Hak, anunciou a iniciativa durante uma reunião, na sexta-feira, com a Associação de Turismo do Camboja (CATA, na sigla em inglês), de acordo com o jornal local em língua inglesa.
O programa-piloto, em vigor entre 15 de junho a 15 de outubro deste ano, prevê que todos os portadores de passaportes da República Popular da China --- incluindo de Macau e Hong Kong --- possam entrar no país sem necessitar de visto, independentemente do ponto de partida.
O Khmer Times escreve que a medida surge num momento de desaceleração do setor turístico. O Camboja recebeu 5,17 milhões de turistas estrangeiros nos primeiros 11 meses de 2025, uma queda de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior, ainda de acordo com a publicação.
Na sessão com o ministro, que contou com a participação de 110 líderes do setor, a CATA apresentou um relatório sobre os desafios atuais, solicitando a intervenção do Governo para apoiar os membros.
O presidente da CATA, Chhay Sivlin, afirmou que a associação está empenhada numa parceria público-privada para manter a resiliência do setor.
Já o dirigente cambojano incentivou a expansão da influência global da CATA e o alinhamento do plano estratégico para 2026 com o plano de ação do Governo 'Green Season', uma campanha nacional para promover o potencial turístico do Camboja em todo o mundo.
"O reforço da capacidade organizacional e a promoção ativa nos mercados-alvo são essenciais para melhorar a imagem do Camboja no exterior", afirmou Hak.
Leia Também: Camboja liquida banco de magnata chinês detido por liderar rede de burlas





.jpg)






















































