Candidato denuncia fraude nas Honduras após interrupção na contagem

  • 05/12/2025

Nasralla denunciou que às 03:24 (09:24 em Lisboa) "o ecrã ficou escuro e um algoritmo alterou os dados", transferindo os seus 1.081.000 votos para Asfura e os 1.073.000 votos do seu rival para Nasralla.

 

"Devem investigar a empresa colombiana envolvida nestas mudanças, a ASD, cujos sócios incluem Germán Martell, ex-gerente da EEH (Empresa Energía Honduras), e Walter Castellanos, candidato do Partido Nacional ao Parlamento Centro-Americano (Parlacen)", realçou o candidato na sua conta na rede social X.

Horas antes, o candidato do Partido Liberal tinha usado a mesma rede social para denunciar que os seus rivais estavam a influenciar os resultados nos departamentos de Olancho, Lempira e Francisco Morazán, mas manifestou confiança de que retomaria a liderança.

María Antonieta Mejía, candidata do Partido Nacional à vice-presidência das Honduras, ao lado do candidato presidencial Nasry Asfura, que retomou a liderança na contagem dos votos, pediu hoje prudência a Salvador Nasralla, após as denúncias de "manipulação de dados" na contagem preliminar dos votos.

"Caro senhor, esta não é a sua primeira eleição. Por respeito ao povo que foi às urnas, peço a sua prudência", escreveu Mejía numa mensagem publicada nas suas redes sociais.

Mejía observou que os resultados dos departamentos onde Nasralla tinha obtido vantagem foram incorporados no sistema entre terça e quarta-feira e afirmou que, apesar disso, o seu partido não "desacredita o processo nem semeia dúvidas".

No dia anterior, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) das Honduras denunciou uma paralisação não autorizada da contagem dos votos por parte da empresa responsável, a ASD.

A interrupção ocorreu às 17:56 (23:56 em Lisboa) e, quando a contagem foi retomada, já tinham sido apurados 80,1% dos votos.

Na disputada corrida eleitoral, com 84,86% das urnas apuradas, Asfura, que recebeu o apoio do Presidente norte-americano, Donald Trump, obteve 1.088.047 votos (40,07%) até às 11:30 (17:30 em Lisboa), o que lhe dá uma ligeira vantagem sobre Nasralla, que tem 1.077.970 votos (39,70%).

Este resultado marca uma mudança, uma vez que Nasralla mantinha uma vantagem de até 20.000 votos até quarta-feira.

Leia Também: Honduras aguardam resultados das Presidenciais em ambiente crispado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2899652/candidato-denuncia-fraude-nas-honduras-apos-interrupcao-na-contagem#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes