CEDEAO nega que cristãos sejam alvo específico de terroristas na Nigéria

  • 05/11/2025

A CEDEAO chamou a atenção num comunicado divulgado na terça-feira para "o nível crescente de violência perpetrada por grupos terroristas de diversa índole em alguns países da região da África ocidental, incluindo a Nigéria".

 

O bloco regional, que tem a sua sede na capital administrativa nigeriana de Abuja, afirmou que "os autores dessa violência atacam civis inocentes de todas as confissões religiosas, incluindo muçulmanos, cristãos e pessoas de outras religiões".

"A violência relacionada com o terrorismo não discrimina por motivos de género, religião, etnia ou idade", de acordo com "relatórios independentes [feitos] ao longo dos anos", acrescentou-se no comunicado.

A CEDEAO apelou às Nações Unidas e aos seus parceiros para rejeitarem "qualquer alegação de que esses grupos terroristas atacam um grupo em particular ou de que está a ser cometido um genocídio contra um grupo religioso específico na região".

O bloco rejeitou "energicamente essas afirmações falsas e perigosas que procuram aprofundar a insegurança nas comunidades e enfraquecer a coesão social na região", sem mencionar diretamente o Presidente norte-americano.

A CEDEAO apelou também à comunidade internacional para que apoie os países da região na sua luta contra o terrorismo "que atenta contra todas as comunidades".

O Presidente dos Estados Unidos da América afirmou no sábado que ordenou ao Departamento de Guerra que se preparasse para uma "possível ação" na Nigéria a fim de "eliminar os terroristas islâmicos", e acusou o Governo nigeriano de "permitir a matança de cristãos".

Já na sexta-feira, Donald Trump tinha acusado sem provas a existência de "um massacre" de cristãos na Nigéria e anunciou que declarava o país como "nação de especial preocupação", uma designação aplicada a países "envolvidos em graves violações da liberdade religiosa".

O Governo nigeriano disse que tomou nota das declarações de Donald Trump, mas que as alegações "não refletem a realidade no terreno".

Leia Também: UE defende trabalhar com Nigéria após ameaças de Trump de intervenção militar

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2883058/cedeao-nega-que-cristaos-sejam-alvo-especifico-de-terroristas-na-nigeria#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes