Centenas de cegonhas mortas com gripe das aves nos arredores de Madrid
- 10/12/2025
Madrid, 09 dez 2025 (Lusa) - Centenas de cegonhas infetadas com gripe das aves foram encontradas mortas no rio Manzanares, na região de Madrid, em Espanha, anunciaram hoje as autoridades locais, que pediram análises complementares para determinar a gravidade do vírus.
Segundo um comunicado de hoje da Comunidade de Madrid (governo regional), as primeiras análises às primeiras aves encontradas mortas, na semana passada, revelaram um vírus da gripe das aves de "baixa patogenicidade" e com uma variante que não implica "a necessidade de notificar o foco".
No entanto, face ao aparecimento, entretanto, nos dias posteriores, "de um grande número" de cegonhas mortas (cerca de 400, segundo as autoridades), há suspeita de outra variante do vírus e foram pedidas mais análises, aguardando-se agora os resultados.
A Comunidade de Madrid lembra que estão já em vigor em Espanha medidas correspondentes a focos de gripe das aves de alta patogenicidade, como a proibição de criação de aves ao ar livre.
"Saqué unas 250 cigüeñas muertas del agua. El turno anterior entre 50 y 100 y al día siguiente otras cien”, cuenta un bombero. Un brote no declarado de gripe aviar deja cientos de estas aves muertas en el Manzanares https://t.co/ec0o5JuSXo
— EL PAÍS (@el_pais) December 9, 2025
Foram já detetados mais de 200 focos de gripe das aves em explorações aviárias na Europa neste outono.
A transmissão do vírus para humanos acontece raramente, tendo sido reportados casos esporádicos em todo o mundo. Contudo, quando ocorre, a infeção pode levar a um quadro clínico grave.
Em Portugal, onde foram declarados 44 focos este ano, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou, em 05 de dezembro, para o "alto risco de disseminação" da gripe aviária e determinou o confinamento das aves domésticas em todo o território do continente.
Por outro lado, proibiu a realização de feiras, mercados, exposições e concursos de aves de capoeira e aves em cativeiro.
Nas zonas de proteção e vigilância, é proibida a circulação de aves a partir de estabelecimentos aí localizados, o repovoamento de aves de espécies cinegéticas, feiras, mercados e exposições e a circulação de carne fresca a partir de matadouros ou estabelecimentos de manipulação de caça.
É igualmente proibida a circulação de ovos para consumo humano e de subprodutos de animais obtidos de aves detidas a partir de estabelecimentos localizados nestas zonas.
A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) já tinha pedido aos países da União Europeia (UE) que reforcem as medidas de segurança contra a gripe das aves, após alertas de novos surtos.
Leia Também: MP está a investigar alegado abate ilegal de ninho de cegonha em Gondomar





.jpg)






















































