Chapo quer criação de entidade para impor disciplina no Porto da Beira
- 14/12/2025
"Vamos continuar a trabalhar para que, de forma coordenada, desenhemos, portanto, um plano diretor [para] que haja uma única entidade que impõe ordem e disciplina a todos que fazem parte do Porto da Beira e que possamos desenvolver de forma coordenada todas essas preocupações e colocarmos o nosso Porto da Beira mais eficiente do que está hoje", disse Chapo, durante uma visita àquela infraestrutura portuária.
Trata-se de uma entidade que, entre outras, deverá liderar o plano diretor de desenvolvimento do Porto da Beira, evitando que as várias concessionárias façam "investimentos sem coordenação", facto que compromete a eficiência do porto, avanço o Presidente.
"O Porto da Beira precisa, realmente, de uma entidade que possa gerir o plano diretor e fazer cumprir o plano diretor por todos aqueles que fazem parte do Porto da Beira. Digo isto porque, por exemplo, neste momento nós temos a única entrada e a única saída, e um único ponto onde os caminhões entram e saem, não faz sentido", disse o chefe de Estado, criticando a falta de vias alternativas de acesso ao porto.
De acordo com Chapo, o plano diretor será elaborado em coordenação com o setor privado e empresas públicas que operam no Porto da Beira.
Em 12 de dezembro, o ministro dos Transportes moçambicano, João Matlombe, lançou as obras de construção da estrada alternativa de acesso ao Porto da Beira e um centro de logística, cujo objetivo é descongestionar o acesso para evitar desvio de cargas para outros países.
"Com a construção do Centro de Apoio e Facilitação Logística de Dondo e da estrada de acesso ao Porto da Beira, esperamos descongestionar significativamente o acesso ao Porto e à cidade da Beira, melhorar a segurança e eficiência das mercadorias e serviços, bem como evitar o desvio de cargas do Porto da Beira para outros países", disse o ministro.
Segundo o Governante, por dia circulam cerca de 3.000 camiões na Estrada Nacional 06 (N6), dos quais 1.000 têm como destino o porto, mas "apenas 200 conseguem entrar e os restantes 800 enfrentam dificuldades devido ao acesso do próprio Porto".
Em 26 de novembro o Governo moçambicano anunciou que a empresa CFM vai liderar o desenvolvimento do Terminal Logístico de Dondo, numa área de 70 hectares, face à forte procura do porto da Beira pelos países vizinhos.
O Governo, numa resolução recente, autorizou também o ajuste direto do projeto aos CFM e criou a equipa negocial para elaboração da proposta do contrato de concessão das infraestruturas do futuro terminal logístico, na província de Sofala, centro do país.
Em agosto, a concessionária Cornelder previu investir 640 milhões de meticais (8,5 milhões de euros) na modernização e ampliação da infraestrutura e aquisição de novos equipamentos.
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