Comissão eleitoral da Líbia pronta para eleições gerais em abril de 2026
- 01/12/2025
"O Conselho da Alta Comissão Eleitoral Nacional está totalmente preparado para realizar as eleições assim que as condições técnicas e legais necessárias forem cumpridas", adiantou aquele órgão numa informação publicada na sua página oficial de Internet.
A comissão salientou que o principal problema é, neste momento, a disputa entre o Governo de Tripoli, reconhecido pela comunidade internacional, e a administração de Benghazi, no leste do país, sobre uma série de alterações à lei eleitoral para finalizar as bases da votação.
Além de pedir às duas autoridades que cheguem finalmente a um acordo, a comissão instou a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) a "concentrar-se nesta disputa e a mediá-la para a resolver sem demora, nem atrasos".
A Líbia tem dois governos, o ocidental, gerido pelo GUN --- o Governo reconhecido pela comunidade internacional, com sede em Tripoli -, e o oriental, nomeado pelo Parlamento e supervisionado pelo marechal Khalifa Haftar, com sede em Benghazi.
Para unificar o país, a representante especial das Nações Unidas para a Líbia, Hanna Tetteh, apresentou ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, em agosto, um roteiro para a realização de eleições num prazo máximo de 18 meses, mas até agora não se registaram progressos.
Leia Também: Conselho de Segurança autoriza inspeções ao largo da Líbia por mais 6 meses





.jpg)






















































