"Compromisso com liberdade de expressão". Mortágua recorda Pinto Balsemão

  • 22/10/2025

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, recordou, esta quarta-feira, Francisco Pinto Balsemão, que morreu na terça-feira, aos 88 anos, salientando "o seu compromisso com a liberdade de expressão".

 

"Fundou o PSD e foi primeiro-ministro. Ergueu um jornal de referência, ainda sob ditadura, pelo seu compromisso com a liberdade de expressão. No desaparecimento de Francisco Pinto Balsemão, lembro um princípio básico: poder divergir é a maior das liberdades", escreveu na rede social X (antigo Twitter).

Recorde-se que o Governo decretou dois dias de luto nacional - hoje e quinta-feira - após a morte do antigo primeiro-ministro. 

O velório de Francisco Pinto Balsemão realiza-se hoje a partir das 18h30, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Por sua vez, a missa irá decorrer no mesmo local, às 13h00 de quinta-feira, sendo a celebração presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa emérito, D. Manuel Clemente.

O velório e a missa são abertos ao público, sendo o funeral reservado à família.

Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro-ministro e empresário, morreu ao início da noite de terça-feira, dia 21 de outubro.

Em comunicado, é explicado que Pinto Balsemão morreu "de causas naturais", tendo os seus "últimos momentos" sido acompanhados pela família.

"Figura maior da defesa da liberdade, apologista intransigente da liberdade de imprensa e de expressão, marcou a história do País nas últimas décadas. Lançou o mais importante jornal português, em 1973, o Expresso, e a primeira televisão privada em Portugal, em 1992, a SIC, entre muitos outros projetos editoriais", lê-se na nota.

Morreu Pinto Balsemão,

Morreu Pinto Balsemão, "fundador da democracia" e figura ímpar dos media

Francisco Pinto Balsemão morreu, ao anoitecer de terça-feira, 21 de outubro, aos 88 anos. Foi uma figura ímpar tanto da política como da comunicação social. "Fundador da democracia", "das personalidades mais marcantes dos últimos sessenta anos", como já notaram o primeiro-ministro e o Presidente da República. "Portugal nunca o esquecerá".

Natacha Nunes Costa com Lusa | 09:03 - 22/10/2025

Leia Também: António Costa recorda Pinto Balsemão como "grande figura do país"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2875174/compromisso-com-liberdade-de-expressao-mortagua-recorda-pinto-balsemao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes