Concursos para direções culturais são um "falso gesto democrático"

  • 14/10/2025

No Porto, à margem de um ensaio de imprensa de um dos espetáculos que fazem parte do programa "RP 80", que celebra os 80 anos de Ricardo Pais, o ex-diretor do TNSJ afirmou que, embora o trabalho de Vítor Hugo Pontes seja "muito interessante e bom", a fórmula do concurso para uma casa que é uma Entidade Pública Empresarial (EPE) é "duvidosa".

 

"Eu acho os concursos uma estupidez canina. É um falso gesto democrático convidar pessoas para virem do estrangeiro para ganharem a miséria que se ganha aqui", afirmou.

Para Ricardo Pais, o sistema atual serve para o Estado se demitir da responsabilidade de perceber, com quem sabe, como se escolhe um bom diretor.

"A escolha deveria ser uma escolha pré-selecionada, não devia ser qualquer pessoa que vem. Depois isto dá aquela coisa muito simpática, que é - e que deu um jeitaço durante a 'ditadura costista' - a gente considerar que estamos a ser imensamente democráticos, porque abrimos concurso", defendeu.

Para o encenador, esta prática "não tem cabimento", ainda mais "numa casa que passou anos a tentar ser autónoma, com modos próprios dos teatros".

O ex-diretor do TNSJ criticou igualmente o que considera ser uma pancada "escandalosa" aplicada a anteriores responsáveis daquele teatro, referindo-se ao caso do presidente do conselho de administração do TNSJ, Pedro Sobrado.

"Claro que depois quando as coisas não correm bem, leva pancada quem está a chefiar estas coisas sem ter culpa nenhuma, como a pancada que levou o Pedro Sobrado recentemente e que foi absolutamente escandalosa", criticou.

O coreógrafo e encenador Victor Hugo Pontes foi o nome escolhido no concurso internacional, lançado em abril, para assumir funções de diretor artístico do TNSJ para o quadriénio de 2025/2028, depois de o candidato selecionado no anterior, o realizador Tiago Guedes, ter retirado a candidatura, "invocando compromissos profissionais em 2025 que se revelaram inadiáveis e incompatíveis com o exercício das funções para que seria designado".

Leia Também: 'As secretárias' estreia-se nos Jardins do Bombarda

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2870407/concursos-para-direcoes-culturais-sao-falso-gesto-democratico#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes