Contratos plurianuais. Os pilotos garantidos na F1 para os próximos anos
- 28/08/2025
Quando o mercado de pilotos de Fórmula 1 se mantém com alguma indefinição, há pilotos que já têm o seu futuro garantido de forma mais estável. Há contratos que foram assinados por maiores períodos de tempo (um deles iniciado em 2022 e que ainda vigora por mais três épocas).
McLaren
A McLaren está a dominar a temporada de Fórmula 1 em 2025. Os seus pilotos estão ‘amarrados’ para o futuro próximo: o líder do campeonato, Oscar Piastri, tem contrato plurianual pelo menos até ao fim de 2027, enquanto o seu colega Lando Norris ficará, no mínimo, até ao fim do próximo ano.
Ferrari
Segunda classificada no Mundial de construtores, a Ferrari tem Charles Leclerc e Lewis Hamilton em contratos plurianuais cuja duração concreta não é conhecida. Há uma nuance no caso de Leclerc, que segundo as redes sociais oficiais do campeonato tem um "contrato plurianual com flexibilidade".
Red Bull
Na Red Bull, equipa campeã do ano passado, só há um piloto assegurado para os próximos anos. É o tetracampeão Max Verstappen, que em 2022 assinou a renovação até 2028.
Williams
A histórica Williams não vai ter mexidas em 2026. Carlos Sainz chegou este ano com um contrato plurianual que dura, pelo menos, até ao fim de 2026. Já Alexander Albon está vinculado, no mínimo, até à temporada de 2027.
Aston Martin
No ano que vem, a Aston Martin torna-se na equipa parceira da Honda na Fórmula 1. Fernando Alonso e Lance Stroll serão, ao que tudo indica, os pilotos, já que os respetivos contratos são até ao fim de 2026.
Sauber/Audi
A Sauber vai tornar-se na equipa oficial da Audi no próximo ano. O construtor alemão conta com os atuais pilotos: Gabriel Bortoleto estreou-se este ano e está vinculado, pelo menos, até ao fim de 2026. Já Nico Hülkenberg chegou com um contrato plurianual que prevê a transição para a Audi.
Haas F1 Team
Na Haas, os dois pilotos atuais chegaram este ano com contratos plurianuais cuja duração concreta não é conhecida. São eles Esteban Ocon e o rookie Oliver Bearman.
Alpine
Aquela que tem sido a equipa menos competitiva do pelotão, Alpine, tem um contrato plurianual pelo menos até ao fim de 2026 com Pierre Gasly. Este é o único piloto que está garantido pelo fabricante francês, que no ano que vem equipará motores Mercedes.
Cadillac
A Cadillac entra na Fórmula 1 em 2026 e já garantiu a presença na categoria rainha a dois veteranos: Sergio Pérez e Valtteri Bottas, anunciados esta semana para 2026. Não foi revelada a duração concreta dos respetivos contratos, mas incluímos aqui os casos de Pérez e Bottas uma vez que ambos estão garantidos na grelha do ano que vem.
Leia Também: Fórmula 1 de regresso após pausa. Os horários do GP dos Países Baixos