COP30: Lula da Silva regressou a Belém para impulsionar negociações

  • 20/11/2025

Lula da Silva, que passou os últimos dias em Brasília, tem uma agenda repleta de reuniões ao longo do dia, começando com um encontro com negociadores da China, Indonésia e Índia, bem como de países da América Latina e do mundo árabe.

 

Também se irá reunir com representantes da União Europeia e, posteriormente, com representantes de países africanos e de pequenos Estados insulares.

A diplomacia brasileira espera colocar hoje em votação o texto que inclui uma referência à necessidade de um roteiro para o afastamento dos combustíveis fósseis, a principal fonte do aquecimento global.

O documento inclui ainda o compromisso de triplicar o financiamento para ações de adaptação às alterações climáticas e um plano para acelerar a implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), as metas estabelecidas por cada país para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, que provocam o aquecimento global.

É raro que os chefes de Estado, após a abertura das COP, regressem nas fases finais da conferência. François Hollande, em 2015, para o Acordo de Paris, e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, em 2021, em Glasgow, regressaram para aumentar a pressão sobre os delegados.

Também o secretário-geral da ONU, António Guterres, regressou a Belém para pressionar os negociadores a encontrarem soluções de compromisso.

O presidente da conferência, André Corrêa do Lago, deu aos negociadores um prazo até hoje para uma decisão sobre quatro questões: se os países devem ser orientados para endurecer os seus novos planos climáticos; detalhes sobre a distribuição dos 300 mil milhões de dólares em ajuda climática prometida; como lidar com as barreiras comerciais relacionadas com o clima e melhorar o relato sobre a transparência e o progresso climático.

Juntamente com estas quatro questões há uma pressão de dezenas de países, ricos e pobres, para um roteiro detalhado sobre como eliminar gradualmente os combustíveis fósseis. Tal é fundamental para a parte que trata do reforço dos novos planos climáticos, visando limitar o aquecimento futuro a 1,5 graus Celsius, a meta global estabelecida no Acordo de Paris de 2015.

A COP30 está prevista terminar na sexta-feira à noite, após duas semanas.

Leia Também: Mulheres detidas inscreveram 10 mil imigrantes no SNS em 18 meses

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2890973/cop30-lula-da-silva-regressou-a-belem-para-impulsionar-negociacoes#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes