Crescem críticas entre republicanos às políticas migratórias de Trump 

  • 28/01/2026

As críticas surgiram sobretudo na sequência da morte de manifestantes às mãos de agentes federais no estado do Minnesota (centro-norte).

 

A morte do enfermeiro Alex Pretti, de 37 anos, às mãos de um agente das Alfândegas e Protecão de Fronteiras (CBP), é o mais recente exemplo de uso excessivo da força e ocorre menos de três semanas depois de, também no Minnesota, um agente do Serviço de Imigração e Alfândegas (ICE) ter morto a tiro outra cidadã norte-americana, Renee Good.

O governador do Oklahoma, Kevin Stitt, elogiou a recente decisão de Trump de enviar para o Minnesota o chamado "czar das fronteiras", Tom Homan, para controlar a crise no estado, decisão que relega para segundo plano o chefe da Patrulha Fronteiriça, Greg Bovino, mas instou a Casa Branca a definir melhor a estratégia migratória face à perda de credibilidade do ICE.

"[Trump] está a receber maus conselhos neste momento. Qual é o objetivo final? Não creio que seja deportar todos os cidadãos não norte-americanos", afirmou, numa entrevista à CNN, acrescentando que a maioria dos cidadãos quer que se trate a questão da imigração, embora "não esteja a gostar" do que está a ver nas ruas de Minneapolis.

Um dos principais aliados de Trump, o governador do Texas, Greg Abbott, considerou que a Casa Branca devia repensar a posição para garantir que a sociedade norte-americana recupere a confiança no ICE.

Os acontecimentos precipitaram também a retirada do advogado conservador Chris Madel da corrida ao cargo de governador do Minnesota. Madel afirmou que a operação Metro Surge, lançada em dezembro para deter imigrantes indocumentados e realizar deportações, foi além do combate às "verdadeiras ameaças à segurança pública".

"Os cidadãos norte-americanos, sobretudo os de cor, vivem com medo. Andam com documentos para provar a cidadania. Isso está errado", sublinhou Madel, em vídeo. Candidato às primárias republicanas para as eleições de 03 de novembro, apesar de não ser favorito, anunciou de forma surpreendente a saída.

O presidente da Comissão de Segurança Interna do Senado, o republicano Rand Paul, solicitou que os diretores do ICE, da Patrulha Fronteiriça e das Alfândegas (CBP) e do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) -- respetivamente Todd Lyons, Rodney Scott e Joseph Edlow - compareçam perante o Congresso.

A iniciativa foi apoiada por vários republicanos, entre os quais o senador pelo Utah John Curtis, que manifestou nas redes sociais o desacordo com a secretária da Segurança Interna, Kristi Noem, figura sob forte pressão, acusando-a de "minar a confiança pública" ao apressar-se a julgar os acontecimentos "antes de serem conhecidos todos os factos".

Uma medida semelhante foi avançada pelo presidente da Comissão de Segurança Interna da Câmara dos Representantes, Andrew Gabarino, que pediu igualmente o testemunho dos três responsáveis pelas questões migratórias da Administração Trump.

Outros legisladores, como os senadores pelo Indiana, Todd Young, e pela Carolina do Norte, Thom Tillis, ou o antigo presidente da Comissão de Segurança Interna da Câmara Michael McCaul juntaram-se à lista de republicanos que levantaram dúvidas sobre a atuação dos agentes, defendendo "investigações transparentes".

No sector mais moderado do Partido Republicano, a senadora Lisa Murkowski, que votou a favor da abertura de um processo de destituição de Trump, defendeu que "o porte legal de uma arma de fogo não justifica que agentes federais matem um norte-americano", sobretudo se "a vítima tiver sido previamente desarmada", numa referência ao caso de Pretti.

Leia Também: ICE deporta menina de 5 anos para as Honduras. Nasceu nos EUA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2927168/crescem-criticas-entre-republicanos-as-politicas-migratorias-de-trump#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes