Crise de 'microchips' pode interromper produção da Volkswagen
- 22/10/2025
A Volkswagen terá alertado os funcionários para possíveis interpretações temporárias da produção, na sequência de dificuldades no fornecimento de 'microchips ' da Nexperia.
Segundo a agência Reuters, a situação decorre da decisão do governo dos Países Baixos para tomar o controlo da Nexperia - alegando preocupações relativas a propriedade intelectual.
Como forma de resposta, Pequim está a impedir a exportação de 'chips' da Nexperia - que, apesar de produzir na Europa, tem a maioria da produção na China.
No seu site, o jornal Bild, que cita fontes próximas do assunto, escreve que a produção do Golf em Wolfsburgo seria interrompida já esta quarta-feira, 22 de outubro. O Tayron, o Tiguan e o Touran também lá são produzidos.
Mas, aqui, há informações díspares: a Autocar aponta a pausa de produção do Golf para dia 29 de outubro, enquanto de acordo com a Reuters, há, de facto, uma pausa na produção do Golf e do Tiguan planeada para sexta-feira (24 de outubro). Porém, é devida a uma questão de inventário não relacionada com os problemas na cadeia de fornecimento de 'microchips'.
O que é citado por todos estes órgãos é o risco sério de interrupção de produção devido à escassez dos 'microchips' - para os quais os funcionários terão sido alertados pela empresa numa carta interna: "Tendo em conta a situação dinâmica, não podem ser descartados impactos na produção no curto prazo".
É que a Volkswagen não tem uma alternativa imediata para aceder aos 'microchips' de que precisa, noticia a publicação britânica Autocar. É possível que existam pausas na produção em várias fábricas alemãs, caso os componentes esgotem.
A empresa terá, inclusive, encetado conversações com o governo alemão para que seja possível implementar um programa de subsídios de modo a evitar 'layoffs' coletivos.
Para já, a produção de novos automóveis continua, segundo a carta interna. Entretanto, está a ser preparado um plano sobre em que fábricas haverá uma redução da produção e em que momento, dizem fontes da Volkswagen citadas pela Bild.
A situação poderá vir a alastrar a outros fabricantes, com porta-vozes da BMW, Daimler e Mercedes a esclarecerem que as empresas estão a acompanhar a situação.
Leia Também: VW Touareg a combustão chega ao fim com edição especial 'Final Edition'