Detida muher que protestou contra pastor e agente alfandegário dos EUA
- 23/01/2026
Pam Bondi anunciou a detenção de Nekima Levy Armstrong numa publicação feita nas redes sociais, dias depois de os manifestantes terem entrado na igreja de Cities, em St. Paul, durante o culto de domingo, da qual o pastor é também funcionário local do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE - Immigration and Customs Enforcement).
O Departamento de Justiça abriu de imediato uma investigação depois de o grupo ter interrompido o culto de domingo, gritando "ICE out" ("Fora o ICE") e "Justice for Renee Good" ("Justiça para Renee Good"), numa referência à mãe de três filhos morta a tiro por um agente do ICE em Minneapolis no início deste mês.
"Ouçam bem isto: Não toleramos ataques a locais de culto", escreveu Bondi nas redes sociais.
O pastor já tinha sido alvo de contestação quando a advogada de direitos civis e ativista Levy Armstrong pediu, na terça-feira, a demissão, alegando que o duplo papel representa um "conflito moral fundamental".
"Não se pode liderar uma congregação enquanto se dirige uma agência cujas ações custaram vidas e infligiram medo nas nossas comunidades", disse.
"Quando as autoridades protegem agentes armados, se recusam repetidamente a realizar investigações significativas sobre assassínios como o de Renée Good e sinalizam que podem perseguir manifestantes pacíficos e jornalistas, isso não é justiça --- é intimidação", acrescentou.
Por seu lado, os líderes da Convenção Batista do Sul, organização evangélica que agrega as igrejas batistas dos estados do sul dos EUA, defenderam a igreja, argumentando que a compaixão pelas famílias migrantes afetadas pela repressão não pode justificar a violação de um espaço sagrado durante o culto.
As tensões nos Estados Unidos têm aumentado desde 07 de janeiro, quando Renee Good, de 37 anos, foi morta a tiro por um agente do ICE em Minneapolis, Minnesota.
O incidente aconteceu quando Renee estava no carro com a mulher, depois de terem deixado o filho de 06 anos na escola.
A autópsia mostrou que Renee Good foi atingida quatro vezes, contradizendo relatos iniciais de que teria havido apenas três disparos.
O caso intensificou o debate no país sobre as políticas de imigração e o uso da força federal, tendo o governador do Minnesota e o presidente da câmara de Minneapolis pedido o fim da presença do ICE na cidade.
Mais de uma dezena de procuradores federais demitiram-se em protesto contra a gestão do caso pelo Departamento de Justiça.
Leia Também: Criança de 5 anos detida pelo ICE no Minnesota. Está em prisão no Texas





.jpg)






















































