Dezenas de milhares protestam em Sófia pela demissão do Governo
- 11/12/2025
Os manifestantes reuniram-se na Praça da Independência, em frente ao parlamento, em Sófia, exigindo a demissão do Governo que, em 03 de dezembro, já tinha retirado a sua proposta de orçamento do Estado devido à pressão popular.
O orçamento previa o aumento de alguns impostos e contribuições sociais, no entanto, segundo os manifestantes, todos esses aumentos tinham como objetivo ocultar desvios de fundos.
"Estou aqui porque a corrupção está em todo o lado. A situação é intolerável. Grande parte dos meus amigos já não vive na Bulgária e não vai voltar", afirmou Gergana Gelkova, de 24 anos, acrescentando que "os parasitas têm de sair do poder".
A onda de descontentamento, com uma presença significativa de jovens, começou no final de novembro, quando o Governo tentou aprovar, em processo acelerado, o orçamento de 2026, o primeiro redigido em euros.
O país dos Balcãs, o mais pobre da União Europeia (UE), prepara-se para introduzir a moeda única em 01 de janeiro.
Um novo projeto de orçamento foi apresentado ao parlamento no início da semana.
Além do Governo, os manifestantes também atacaram o ex-magnata da comunicação social, Delyan Peevski, acusado pela oposição de exercer influência sobre a imprensa, a justiça e os serviços de segurança.
Peevski, alvo de sanções por parte dos Estados Unidos e do Reino Unido por corrupção, lidera o partido que representa a minoria turca e parte da comunidade cigana e que garante a maioria parlamentar do Governo.
A mobilização, convocada pela coligação reformista e pró-ocidental "Continuamos a mudança - Bulgária democrática" (PP-DB), reuniu também milhares de pessoas noutras cidades do país.
O Governo tinha argumentado que a sua proposta orçamental era necessária para satisfazer a exigência da zona euro, nomeadamente ter um défice orçamental inferior a 3% do Produto Interno Bruto (PIB).
Leia Também: Helicóptero búlgaro entrega mantimentos aos tripulantes do navio Kairos





.jpg)






















































