Dick Cheney? Casa Branca com bandeiras a meia haste mas sem declarações
- 05/11/2025
Washington, 04 nov 2025 (Lusa) - A Casa Branca içou as bandeiras a meia haste em sinal de luto pela morte hoje de Dick Cheney, mas não divulgou qualquer declaração oficial sobre o antigo vice-presidente republicano, rival do Presidente Donald Trump.
A porta-voz presidencial, Karoline Leavitt, afirmou em conferência de imprensa desconhecer qualquer envolvimento da Casa Branca nos preparativos para o funeral de Cheney.
"Sei que o Presidente está ciente do falecimento do ex-vice-presidente e, como viram, as bandeiras estão colocadas a meia haste, em conformidade com a lei", observou.
Trump manteve-se também em silêncio sobre a morte de Cheney, que nas eleições do ano passado apoiou a candidata democrata Kamala Harris.
Figura dominante na política de Washington e representante da linha conservadora do Partido Republicano, a sua postura divergiu frontalmente da direção do partido sob a liderança de Trump.
O Presidente criticou-o pelo seu papel em conflitos internacionais, enquanto Cheney chamou a Trump "cobarde" e "a maior ameaça que a república já conheceu".
Cheney morreu na segunda-feira aos 84 anos, anunciou hoje a família em comunicado, adiantando que a morte se deveu a complicações de uma pneumonia e problemas cardiovasculares.
Vice-presidente de George W. Bush entre 2001 e 2009, Cheney era considerado um dos arquitetos da chamada "guerra contra o terrorismo" e foi determinante na invasão norte-americana do Iraque.
Leia Também: George W. Bush elogia integridade do seu ex-vice-presidente Dick Cheney





.jpg)





















































