Dificuldades de concentração? Siga 5 dicas para superar a procrastinação
- 22/10/2025
O maior medo de um indivíduo proativo e com estratégias dinâmicas é tropeçar e acabar por cair no poço da procrastinação.
Para quem não está familiarizado com o termo, a procrastinação refere-se ao ato de "perder o foco" e de ser interrompido por distrações contínuas, adiando a realização de tarefas e de responsabilidades. No fundo, são criadas "desculpas" que atrapalham a tarefa central.
A psicóloga Berit Brogaard revelou à 'Psychology today' os truques que pode usar no momento em que a procrastinação tenta atrapalhar as suas responsabilidades, independentemente do caráter de urgência da mesma.
Comece com as tarefas pequenas
"Uma das maiores razões pelas quais procrastinamos é que as tarefas parecem muito grandes", avança a especialista. O truque é gerir as tarefas de modo a começar com as mais pequenas.
Leia Também: Estudo. Como o nariz poderá ajudar a diagnosticar a doença de Alzheimer
Enfrente a tarefa com maior grau de dificuldade
Se por um lado devemos priorizar as mais pequenas, por outro, a especialista sugere que "agarremos as tarefas que achamos mais desagradáveis", seja uma conversa desagradável ou algo que lhe possa estar a criar desconforto e ansiedade. Não há necessidade de arrastar problemas.
Use recompensas para se sentir motivado
A especialista diz que, por vezes, podemos precisar de um "empurrãozinho extra" para nos encorajar. Uma maneira de enfrentar tarefas desconfortáveis é usando recompensas. "Combine uma tarefa desagradável com uma atividade desejável ou prometa a si mesmo um presente assim que a tarefa for concluída."
Reduza as decisões
O cansaço pode afetar a tomada de decisões, portanto quantas menos tiver, melhor! "Simplificar as escolhas diárias pode ajudar a preservar a sua energia para tarefas mais importantes." Em termos práticos, a especialista explica que, ao invés de decidir todos os dias em que horário deve ir ao ginásio, defina um horário fixo, por exemplo, "como ir todas as segundas, quartas e sextas-feiras às 7h". Ao automatizar essa decisão, vai reduz a carga de energia mental que necessita para se dedicar a outras atividades.
Crie o ambiente ideal
O ambiente que o envolve pode ser um fator decisivo, tanto para o bem como para o mal. Se o ambiente estiver caótico, o mais provável é que as suas ideias também reflitam isso mesmo. "Assumir o controlo do espaço de trabalho pode eliminar muitos estímulos que levam à procrastinação." Por exemplo, se o seu objetivo é estudar e já tem um computador com acesso à internet e a todos os recursos que precisa, provavelmente não vai precisar do telemóvel.
Leia Também: A esponja da loiça tem 'prazo de validade' (e é mais curto do que pensa)