Diretor do FBI usa equipas SWAT para proteger a namorada

  • 24/11/2025

O diretor do Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (mais conhecido pela sigla FBI), Kash Patel, está a ser duramente criticado pelos próprios funcionários por usar equipas SWAT  (unidade policial especializada em operações de alto risco, como sequestros e tiroteios) para proteger a namorada.

 

A situação é denunciada por uma reportagem do The New York Times, que começa por relatar uma situação ocorrida esta primavera. Alexis Wilkins, namorada de Patel e cantora country, chegou à convenção anual da National Rifle Association (Associação Nacional da Espingarda, na tradução livre) em Atlanta, com uma escolta da SWAT - composta por dois agentes.

A equipa, diz o jornal, foi enviada sob as ordens diretas do diretor do FBI, que estaria preocupado com a namorada, uma ultraconservadora e conhecida defensora do direito às armas, nos Estados Unidos.

Os dois agentes ter-se-ão certificado de que o local era seguro, e de que Wilkins não corria perigo, e foram-se embora antes de o evento terminar. A cantora reparou na ausência da equipa - assim como o seu namorado.

Pouco depois, segundo o relato de seis pessoas com conhecimento no assunto, Patel repreendeu o comandante da equipa, alegando que a namorada ficou sem proteção e criticando o que, para si, foi uma grave falha de comunicação, nomeadamente com a sua hierarquia direta.

Patel já usou SWAT para proteção (incluindo a sua) várias vezes

Mas esta não terá sido a única vez que Patel usou equipas SWAT, operadas com o dinheiro dos contribuintes norte-americanos, para proteger Wilkins.

No final de setembro, a unidade policial em Salt Lake City, no Utah, foi, de novo, acionada com este propósito. Na altura, as equipas locais já estariam a trabalhar horas extra devido ao assassinato de Charlie Kirk nesse mesmo estado, mas foram encarregues de proteger também Wilkins durante um evento político. Patel estaria com receio de que a namorada pudesse ser alvo de um ataque semelhante.

O diretor do FBI usará estas equipas até mesmo para a sua própria proteção, nomeadamente quando permanece na sua residência em Las Vegas - a qual foi alvo de uma falsa ameaça em junho deste ano.

Em entrevista ao jornal norte-americano, funcionários atuais e antigos do FBI defenderam que o uso de agentes da SWAT para proteger Wilkins é algo altamente incomum, dado o treino dos agentes para situações de alto risco. Para além disso, a unidade não é especializada na proteção de VIP (Very Important Person, ou, em português, Pessoa Muito Importante). 

Apesar disso, Patel tem utilizado frequentemente a SWAT, até mesmo para complementar a sua equipa de segurança durante viagens de trabalho - nomeadamente ao Reino Unido, em maio - e algumas vezes até com pouco aviso prévio.

Patel usou o jato governamental para dezenas de viagens pessoais

Para além do uso da SWAT nestas situações, Patel terá ainda utilizado o jato que lhe foi atribuído pelo governo para levar a cabo as suas funções, para viagens pessoais.

Em agosto, o diretor do FBI terá utilizado a aeronave para voar de Washington para um aeroporto em Inverness, na Escócia. Daí, terá ido até um resort de golfe, o Carnegie Club, onde se encontrou com vários amigos. A namorada não esteve presente neste encontro, mas várias das viagens (que já chegaram às dezenas) de Patel para fins pessoais terão sido para visitar Wilkins.

Segundo a lei norte-americana, os diretores do FBI podem usar o jato governamental para fins pessoais, mas terão de reembolsar o Estado pela deslocação, pagando o valor médio de um bilhete de avião correspondente à viagem.

O mês passado, Patel terá usado a aeronave para ir até ao Texas, ter com um amigo que é proprietário de um rancho de caça privado. E, no final de outubro usou, de novo, o jato para ir ver Wilkins cantar num evento de luta livre.

Durante o mandato de Christopher Wray (o antecessor de Patel), o atual diretor do FBI foi bastante crítico quanto ao uso da aeronave para fins pessoais, tendo chegado a dizer que não descontava para que Wray pudesse ir "de férias".

Ex-funcionário critica "falta de discernimento e humildade"

O uso destes recursos tem, por isto, sido alvo de várias críticas até mesmo por parte de antigos agentes. Por exemplo, Christopher O’Leary, ex-fuzileiro e agente sénior do FBI, que chegou a supervisionar uma equipa especializada que levava a cabo missões de alto risco.

"O uso abusivo e excessivo do jato GV [avião governamental de Patel] para as suas aventuras pessoais e a designação de agentes especiais qualificados pela SWAT para proteger a sua namorada são indicativos da sua falta de experiência em liderança, discernimento e humildade", afirmou O’Leary.

Perante as críticas sucessivas ao seu uso dos recursos do FBI - e, no fundo, do dinheiro dos contribuintes - e em particular à segurança que fornecia a Wilkins, Patel pronunciou-se sobre a situação, numa publicação na rede social X.

"Os ataques repugnantes e infundados contra Alexis - uma verdadeira patriota e a mulher que tenho orgulho de chamar de minha parceira na vida - são mais do que patéticos", escreveu.

Os gastos polémicos de Patel ocorrem numa altura em que há a possibilidade de o orçamento do FBI ser cortado significativamente - e com o apoio do diretor. Em maio, Patel mostrou o seu apoio a uma proposta da Casa Branca que visa reduzir o orçamento do departamento em 500 milhões de dólares [cerca de 433 milhões de euros].

Leia Também: Ex-diretor do FBI alega "erros fundamentais" no processo contra si

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2893444/diretor-do-fbi-usa-equipas-swat-para-proteger-a-namorada#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes