Dois detidos por arrancar bandeira iraniana da embaixada em Berlim
- 15/01/2026
Berlim, 14 jan 2026 (Lusa) -- Dois homens foram detidos terça-feira após arrancarem a bandeira da embaixada do Irão em Berlim e tentarem hastear, com a ajuda de quatro pessoas, duas bandeiras "históricas" anteriores à Revolução Islâmica, anunciou hoje a polícia.
Os incidentes ocorreram no bairro berlinense de Dahlem a partir das 21h30 (20:30 em Lisboa), quando um grupo de manifestantes se posicionou por várias vezes em frente ao edifício da representação diplomática iraniana com a bandeira monárquica, disse a polícia.
Apesar de terem sido instados pelos seguranças a abandonar o local, os manifestantes regressaram por duas vezes e, na última, dois elementos, homens de 28 e 33 anos, conseguiram saltar a vedação, enquanto quatro alegados cúmplices distraíam os guardas.
"Um dos seguranças utilizou um 'spray' irritante contra os dois homens que se encontravam nas instalações da embaixada, que retiraram a bandeira que estava hasteada, danificaram o mastro e tentaram içar duas bandeiras históricas", indicou a polícia em comunicado.
As forças de segurança foram alertadas e detiveram os dois suspeitos "recorrendo à força física, através de técnicas de arrastamento e pressão", acrescentou a mesma nota, referindo que um dos detidos sofreu lacerações no pescoço ao escalar a vedação e teve de receber tratamento hospitalar.
Os dois suspeitos e os quatro alegados cúmplices foram acusados de distúrbios da ordem pública, danos materiais e profanação de bandeiras e símbolos de Estados estrangeiros.
O episódio de terça-feira seguiu-se ao que ocorreu um dia antes mas em Helsínquia, em que a polícia finlandesa deteve dois homens suspeitos de entrarem na embaixada iraniana e rasgarem a bandeira do país.
O incidente ocorreu quando várias pessoas se reuniram frente à representação diplomática.
Pelo menos, duas pessoas entraram no pátio da embaixada sem autorização, cortaram o pau da bandeira iraniana e rasgaram-na. Por outro lado, o muro exterior da embaixada foi atingido com tinta.
Está prevista, em Berlim, uma manifestação de solidariedade com os protestos antigovernamentais no Irão, depois de, no passado fim de semana, cerca de 3.000 pessoas terem participado em várias iniciativas semelhantes em diferentes pontos da capital alemã.
Leia Também: Alguns funcionários da base dos EUA no Qatar receberam ordens para sair





.jpg)






















































