Dois militares da Guarda Nacional baleados junto à Casa Branca

  • 27/11/2025

Dois militares da Guarda Nacional foram baleados e ficaram gravemente feridos, esta quarta-feira, perto da Casa Branca, em Washington DC, nos Estados Unidos. O atirador, que já foi detido, está em estado grave.

 

"Ao povo americano e ao mundo, por favor, enviem orações a estes bravos guerreiros que estão em estado crítico e às suas famílias", disse o diretor do FBI, Kash Patel, numa conferência de imprensa, sobre os guardas.

O governador da Virgínia Ocidental, Patrick Morrisey, inicialmente tinha avançado com a morte dos dois militares na rede social X, mas entretanto voltou atrás, tendo referido estar a receber "informação contraditória".

"Estamos a receber informação contraditória sobre o estado de saúde dos dois membros da Guarda Nacional e forneceremos atualizações adicionais assim que tivermos informações mais completas. As nossas orações estão com estes bravos militares, as suas famílias e toda a comunidade da Guarda Nacional", pode ler-se.

As duas vítimas foram identificadas pela secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, como pertencendo à Guarda Nacional, logo num primeiro momento. "Por favor, juntem-se a mim em oração pelos dois membros da Guarda Nacional que foram baleados há instantes em Washington, DC", escreveu Noem, nas redes sociais.

O suspeito, que foi detido, foi também baleado e sofreu ferimentos que não são considerados fatais, de acordo com um agente da autoridade que falou sob anonimato à agência Associated Press (AP).

De acordo com outra fonte citada pela AP, um dos membros da Guarda Nacional foi baleado na cabeça.

Donald Trump: "O animal que disparou pagará"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descreveu o autor do tiroteio como sendo um "animal" e adiantou que os dois elementos da Guarda Nacional estavam "gravemente feridos", tal como o suspeito.

"O animal que disparou contra os dois Guardas Nacionais, ambos gravemente feridos, e em dois hospitais separados, também está gravemente ferido, mas, independentemente disso, pagará um preço muito alto. Deus abençoe a nossa Grande Guarda Nacional e todos os nossos militares e forças da lei. São verdadeiramente pessoas grandes", escreveu.

De salientar que o republicano não se encontra em Washington DC, uma vez que viajou para Mar-a-Lago, na Florida, onde passará o Dia de Ação de Graças. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt já havia dito que o republicano tinha sido informado do incidente.

A Casa Branca esteve sob alerta vermelho, o que significa uma potencial ameaça à vida. No entanto, o alerta já passou para laranja que indica "alto risco", mas não necessariamente risco de vida.

Veículos de emergência foram vistos a dirigir-se para a área do tiroteio e pelo menos um helicóptero aterrou na zona. O FBI também está no local.

O Departamento de Polícia Metropolitana disse que foi destacada para uma ocorrência de tiroteio, mas não forneceu mais informações imediatamente.

Um porta-voz da presidente da Câmara, Muriel Bowser, disse que as autoridades locais estão a monitorizar ativamente a situação.

Após o incidente, o chefe do Departamento de Defesa (Pentágono) anunciou o envio de 500 soldados adicionais da Guarda Nacional para Washington, D.C.

"Isto só reforça a nossa determinação em tornar Washington um lugar seguro", frisou Pete Hegseth, que está de visita à República Dominicana, ao fazer o anúncio.

Este novo destacamento elevará o número de militares da Guarda Nacional na cidade para mais de 2.500, de acordo com a agência France-Presse (AFP).

Note-se que centenas de membros da Guarda Nacional do distrito de Columbia e de vários estados têm patrulhado a capital do país desde que o presidente Donald Trump emitiu, em agosto, uma ordem de emergência para a capital, federalizando a força policial local e enviando a Guarda Nacional de oito estados e do distrito de Columbia.

[Notícia atualizada às 22h33]

Leia Também: Juíza determina fim do envio da Guarda Nacional para Washington

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2895246/dois-agentes-da-guarda-nacional-baleados-perto-da-casa-branca#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes