Donald Trump foi (re)eleito há um ano como presidente dos EUA
- 06/11/2025
Faz hoje precisamente um ano desde que os norte-americanos elegeram o seu 47.º presidente. O republicano Donald Trump foi o escolhido da noite.
"É uma vitória política nunca antes vista no nosso país", afirmou o magnata nova-iorquino, na altura, a milhares dos seus apoiantes reunidos no Centro de Convenções de Palm Beach, no estado da Florida.
Eleito pela 2.º vez como presidente dos Estados Unidos, o multimilionário considerou que a vitória daquela noite lhe deu "grande sentimento de amor" e que a nação lhe deu "um mandato poderoso".
Recorde-se que apesar do discurso confiante, a decisão decisão esteve em dúvida durante a maior parte da noite - ainda que pendendo para Trump, que esteve sempre na frente. Foi a saída dos resultados do estado do Wisconsin, considerando um dos 'swing states', que acabou por selar a vitória do republicano.
"Quero agradecer ao povo americano pela extraordinária honra de ter sido eleito o seu 47.º Presidente", declarou Trump, retomando o lema do movimento MAGA ("Make America Great Again") e proclamando o começo de "uma era dourada para o país".
"Prometo não descansar até entregar uma América forte, segura e próspera que os nossos filhos merecem e que vocês merecem", declarou o republicano, que deixou ainda um apelo para a unidade. "O sucesso vai unir-nos e vamos começar por colocar a América em primeiro lugar. Não vou desiludi-los".
Mandato marcado por mediação de conflito e guerra à imigração
Aos 78 anos, Trump tornou-se na pessoa mais velha a ser eleita para a Presidência dos Estados Unidos da América (EUA), dado que no dia em que tomou posse, a 20 de janeiro, era alguns meses mais velho do que o seu antecessor, o democrata Joe Biden.
Este segundo mandato, tem sido marcado pelo papel de Donald Trump na gestão de conflitos como o que se vive na Ucrânia e no Médio Oriente. Recorde-se que o nome do presidente dos Estados Unidos esteve mesmo na lista dos possíveis vencedores para Nobel da Paz devido à sua intervenção na mediação do conflito entre Israel e o Hamas.
Por outro lado, a sua lei anti-imigração tem gerado uma onda de medo e revolta no país. Mais recentemente, Trump viu-se diante de uma paralisação parcial do Governo federal, conhecida como 'shutdown'
O 'shutdown' do Governo dos Estados Unidos (EUA) completou 36 dias, sem previsão de fim para o impasse no parlamento, estabelecendo um novo recorde como a mais longa paralisação federal da história do país.
Esta será, até agora, uma das maiores batalhas de Trump durante este mandato. Republicanos e democratas têm trocado acusações pela paralisação, que foi prolongada na segunda-feira, depois de o Senado, a câmara alta do parlamento, ter rejeitado uma proposta republicana de financiamento temporário do Governo enquanto as negociações continuam.
Os democratas exigem a aprovação de mais subsídios para o programa público de seguros de saúde Obamacare, enquanto a maioria republicana - que controla ambas as câmaras do Congresso - acusa a oposição, sem provas, de querer beneficiar os imigrantes indocumentados.
Recorde na galeria acima algumas das imagens da noite em que Trump voltou a liderar os EUA.
Leia Também: Mamdani vence e vira-se para Trump: "Nova Iorque é agora de um imigrante"





.jpg)





















































