Dos vivos aos mortos, os reféns que permanecem em Gaza em números
- 08/11/2025
Posteriormente, os militantes libertaram os restos mortais de 23 reféns ao abrigo da atual trégua com Israel, o que deixa ainda cinco corpos de reféns por devolver em Gaza.
O Hamas afirma que não conseguiu recuperar todos os restos mortais porque estes se encontram soterrados sob os escombros deixados pela ofensiva israelita de dois anos na Faixa de Gaza.
Israel acusa o grupo de atrasar o processo e ameaça retomar as operações militares ou suspender a ajuda humanitária se todos os corpos não forem devolvidos.
Desde o início do cessar-fogo, no mês passado, e como parte do acordo, Israel tem devolvido os restos mortais de 15 palestinianos por cada refém israelita. Até agora, Israel entregou a Gaza os restos mortais de 285 palestinianos em troca dos corpos dos reféns.
Os serviços de saúde em Gaza têm enfrentado dificuldades em identificar os corpos, devido à falta de acesso a 'kits' de ADN, tendo conseguido identificar 84 até ao momento.
Os militantes liderados pelo Hamas mataram cerca de 1.200 pessoas, na sua maioria civis, e fizeram 251 reféns durante o ataque de 07 de outubro de 2023.
A guerra que se seguiu provocou mais de 68.800 mortos palestinianos em Gaza, cerca de metade dos quais mulheres e crianças, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza.
O ministério, que integra o Governo administrado pelo Hamas, mantém registos pormenorizados de vítimas que são geralmente considerados fiáveis por agências das Nações Unidas e especialistas independentes.
Dados sobre os reféns:
- Reféns feitos durante o ataque de 07 de outubro: 251
- Reféns feitos antes do ataque de 07 de outubro: quatro (dois que entraram em Gaza em 2014 e 2015 e os corpos de dois soldados mortos na guerra de 2014)
- Reféns vivos libertados em trocas ou outros acordos: 160
- Reféns resgatados com vida: oito
- Corpos de reféns libertados em acordos: 30
- Corpos de reféns recuperados por forças israelitas: 51
- Corpos de reféns ainda em cativeiro: cinco (incluindo um cidadão tailandês)
Leia Também: Restos mortais de cinco reféns continuam em Gaza. Quem são?





.jpg)





















































