Eis o momento em que Maduro e mulher desembarcam em Nova Iorque
- 04/01/2026
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e a mulher, Cilia Flores, já desembarcaram em Nova Iorque, nos Estados Unidos, depois de terem sido capturados durante um ataque norte-americano à Venezuela.
Num vídeo partilhado nas redes sociais, é possível ver várias pessoas a sair do avião e a escoltar uma outra que se encontra no meio, que se acredita ser Nicolás Maduro.
Dezenas de agentes de diferentes agências federais, como a polícia federal (FBI) ou a administração de controlo de drogas (DEA), esperavam a chegada de Maduro, sob uma temperatura de 2º centígrados negativos, de acordo com a agência de notícias EFE.
O avião que transportou o casal aterrou na Base Aérea da Guarda Nacional de Stewart, em Nova Iorque. Ambos deverão agora ser transportados de helicóptero para Manhattan e, posteriormente, levados de carro para a sede da DEA (Drug Enforcement Administration).
Depois, o casal será transferido (também de helicóptero) para o Centro de Detenção Metropolitano, no Brooklyn, onde ficarão detidos até serem presentes em tribunal, noticiou o The New York Times.
Já um correspondente da Sky News relatou o momento da chegada de Maduro, adiantando que uma pessoa desceu as escadas do avião "aparentemente descalça e com a cabeça tapada" e apontou que se poderá tratar de Nicolás Maduro, uma vez que era uma pessoa alta - Maduro tem 1,90m de altura.
A pessoa que foi mostrada nas imagens estava ainda com as mãos algemadas e as pernas acorrentadas.
Minutos depois, desceu uma segunda pessoa do avião, que será Cilia Flores.
Note-se que Nicolás Maduro esteve a ser vigiado com o auxílio de elementos do seu executivo, que informaram a CIA, a agência dos serviços secretos dos Estados Unidos.
Segundo o The New York Times, uma fonte da CIA dentro do governo venezuelano monitorizou a localização de Nicolás Maduro nos dias e nos momentos anteriores à captura pelos Estados Unidos.
As informações foram recolhidas pela CIA junto de fontes venezuelanas desde agosto passado e também com recurso a drones furtivos que monitorizavam os movimentos de Nicolás Maduro na Venezuela.
De recordar que, batizada como "Resolução Absoluta", a missão foi executada entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado por diversas agências federais, incluindo a CIA, que reuniram todas as informações necessárias para localizar Maduro, estudar a sua rotina e determinar o momento ideal para agir após meses de preparação.
Os Estados Unidos lançaram "um ataque em grande escala contra a Venezuela", para capturar e julgar o líder venezuelano, Nicolás Maduro, e a mulher Cilia Flores.
A confirmação do ataque por parte dos Estados Unidos chegou horas depois e com o anúncio da captura de Nicolás Maduro e da sua mulher.
Que diz a acusação de Maduro?
Os Estados Unidos acusaram o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro de "participar, perpetuar e proteger" uma cultura de corrupção na qual as elites venezuelanas se enriquecem através do tráfico de droga.
O Departamento de Justiça norte-americano divulgou a acusação contra Maduro, atualmente sob custódia das autoridades norte-americanas, por "participar, perpetuar e proteger uma cultura de corrupção na qual as poderosas elites venezuelanas se enriquecem através do narcotráfico e da proteção dos seus parceiros traficantes de droga".
A acusação envolve igualmente a mulher de Maduro, Cilia Flores, o ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, e o filho único do presidente, Nicolas Maduro Guerra, ligando o chefe de Estado venezuelano a cartéis de narcotráfico e a "grupos narcoterroristas violentos" que "se alimentavam dos lucros da cocaína".
[Notícia atualizada às 23h13]





.jpg)
























































