"És estúpida?" Donald Trump insulta jornalista e é já a 3.ª vez que o faz
- 28/11/2025
"Porquinha", "feia" e, agora, "estúpida". Começa a crescer a lista de insultos usados por Donald Trump sempre que fica indignado com as questões das jornalistas correspondentes na Casa Branca. As visadas são sempre profissionais do sexo feminino.
No mais recente episódio, a visada foi a jornalista Nancy Cordes, a correspondente chefe da estação televisiva CBS News.
Numa conferência de imprensa relacionada com o ataque a dois militares da Guarda Nacional, a jornalista, de 51 anos, questionou o presidente dos Estados Unidos da América sobre o porquê de este culpar a administração Biden pelo sucedido.
Nancy Cordes começou por observar que autoridades federais haviam afirmado que o suspeito "trabalhou em estreita colaboração com a CIA no Afeganistão durante anos, que ele foi investigado e que a investigação não revelou nada de irregular". Depois disso, lembrou que, este ano, o Gabinete do Inspetor-Geral do Departamento de Justiça dos Estados Unidos realizou uma "investigação minuciosa sobre os afegãos que foram trazidos para os EUA" e não concluiu nada de suspeito em relação ao atacante.
"Então, por que é que culpa a administração Biden pelo que este homem fez?", atirou por fim.
A resposta de Trump não se fez esperar. "És estupida? É uma pessoa estúpida?", respondeu repetidamente, para estupefacção da jornalista que tentou manter a postura, apesar de visivelmente incomodada.
"Porque foi a administração Biden que os deixou entrar", atirou o presidente dos EUA, acrescentando que "há uma lei que depois de eles entrarem, praticamente proíbe que eles saíam do pais".
Trump responsabilizou diretamente o ex-presidente Joe Biden, lembrando que o suspeito entrou no país em 2021 ao abrigo de um programa que procurava acolher afegãos após o regresso dos talibãs ao poder.
Assista ao vídeo do momento na publicação em seguida:
Trump : Are you a stupid person ? ! ️ pic.twitter.com/S09TCIHJMr
— Richard Chan (@timespacesoul) November 28, 2025
Outros insultos marcam os seus últimos dias de liderança
Antes deste momento, Trump tratou de forma semelhante outras duas jornalistas, recentemente. Ainda esta semana, recorrendo às suas redes sociais acusou uma jornalista do The New York Times de ser "feia, por fora e por dentro" depois de ter escrito uma peça onde alegava que o líder do país estava a perder energia.
"Eles sabem que isto está errado, como aliás quase tudo o que escrevem sobre mim", respondeu o governante.
Num outro incidente, Trump chamou "porquinha" a outra jornalista. O episódio em causa aconteceu a abordo do Air Force One. "Cala-te. Cala-te, porquinha", disse Trump, apontando o dedo a Catherine Lucey, correspondente da Bloomberg na Casa Branca.
As imagens do incidente, que correram as redes sociais, provocaram uma onda de indignação entre jornalistas, entre eles Jake Tapper, um dos principais pivots da CNN, que classificou o comportamento do chefe de Estado como "repugnante e completamente inaceitável".
Em sua defesa, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, considerou que a honestidade é uma das maiores características de Trump - que fizeram dele presidente do país.
"Acho que todos nesta sala devem apreciar a honestidade e a abertura que o presidente Trump demonstra quase diariamente", defendeu.
Leia Também: Depois de "porquinha", Trump insulta outra jornalista e diz que é "feia"





.jpg)






















































