Estudo mostra potencial de Cabo Verde para gerar hidrogénio e biogás
- 18/12/2025
"Cabo Verde tem condições de produzir 100 mil toneladas de hidrogénio, com recurso ao vento e à força da ondulação do mar, um potencial enorme que ninguém tinha identificado antes", podendo ser "um central no Atlântico para vender aos barcos que andam entre a Europa e os Estados Unidos", afirmou Gunter Pauli, durante uma visita ao Porto de Cruzeiros do Mindelo, na ilha de São Vicente.
O especialista disse que, além disso, através das ilhas de Santo Antão, São Vicente e Sal, Cabo Verde tem potencial para produzir energia eólica, tornando-se 100% autossuficiente e com capacidade de exportação.
"Só com o potencial da ilha de São Vicente são 17 megawatts de vento a 200, 300, 400 metros de altura. Isto indica que Cabo Verde, só com estas três ilhas estudadas, tem autossuficiência total. Não é 50%, é 100% autossuficiente", acrescentou.
Outra oportunidade apontada é o aproveitamento da água negra, do lixo orgânico e dos resíduos dos cruzeiros para a produção de biogás.
"O lixo orgânico dos cruzeiros pode produzir biogás e gerar fertilizante, de que precisamos para uma agricultura mais positiva", explicou.
Acrescentou ainda que na ilha do Sal foram identificados 65 hectares para a produção de peixe e camarão.
Além disso, identificaram mais 100 hectares ao norte do Sal para produção de alimentos, com potencial para gerar 1.200 empregos.
"Isto substituirá a importação de frutas e legumes. Os hotéis devem transformar a gestão do lixo em gestão de biogás, permitindo que o país não precise importar este recurso", disse.
O especialista revelou ainda que pretende visitar todas as ilhas de Cabo Verde para identificar oportunidades em cada uma delas, incluindo Santiago, Fogo e Boa Vista, além de São Vicente, Sal e Santo Antão.
Gunter Pauli, fundador da Blue Innovation, assinou em novembro com a empresa pública dos portos de Cabo Verde (Enapor) um acordo para desenvolver o projeto "carteira de oportunidades para as ilhas".
O projeto visa envolver todas as ilhas e criar uma estrutura de cooperação que permita desenvolver um portfólio de oportunidades sustentáveis para Cabo Verde, promovendo inovação, crescimento económico e equilíbrio ambiental.
Leia Também: FIFA pune Malásia por fraude na naturalização de jogadores





.jpg)






















































