EUA atacam oitava embarcação alegadamente ligada ao tráfico de droga

  • 22/10/2025

"Dois narcoterroristas estavam a bordo do navio no momento do ataque, que foi efetuado em águas internacionais. Os dois terroristas foram mortos e nenhum militar americano ficou ferido no ataque", escreveu Hegseth na rede social X.

 

Este foi o oitavo ataque contra alegadas embarcações ligadas ao tráfico de droga, sendo este o primeiro no oceano Pacífico, enquanto as restantes sete embarcações foram atacadas nas Caraíbas.

Os ataques norte-americanos a este tipo de barcos já causaram pelo menos 34 mortos.

Na publicação, Hegseth equiparou os alegados traficantes de droga ao grupo terrorista que perpetrou os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

"Tal como a Al-Qaida fez guerra à nossa pátria, estes cartéis estão a fazer guerra à nossa fronteira e ao nosso povo", disse Hegseth, acrescentando que "não haverá refúgio ou perdão, apenas justiça".

Estas ações militares, bem como o aumento das forças navais norte-americanas nas Caraíbas têm suscitado críticas por parte de alguns líderes de países da América Latina, incluido o Presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

O Presidente norte-americano, Donald Trump anunciou no domingo, na sua rede Truth Social, o fim da ajuda financeira à Colômbia, pela alegada inação no combate aos traficantes, e acusou Petro de ser "um líder do tráfico de droga, que incentiva a produção maciça de drogas, tanto em grandes como em pequenas propriedades, em toda a Colômbia".

Petro respondeu na rede social X que Trump "está enganado" e recomendou-lhe que "leia bem a Colômbia e veja de que lado estão os traficantes de droga e de que lado estão os democratas".

O chefe de Estado colombiano sustentou ainda que a política antidroga dos Estados Unidos "causou um milhão de mortes na América Latina" e é apenas "um pretexto para controlar a região", em particular para "obter petróleo barato da Venezuela".

Na segunda-feira, o ministro do Interior colombiano, Armando Benedetti, afirmou numa entrevista na rádio que existe uma "ameaça de invasão" por parte de Washington.

No mesmo dia, o Governo colombiano chamou para consultas o embaixador norte-americano, Daniel García-Peña, no contexto da nova crise nas relações bilaterais convocado.

Trump afirmou estar a tratar os alegados traficantes de droga como combatentes ilegais que devem ser enfrentados com força militar.

No Congresso, os democratas alegaram que os ataques violam o direito norte-americano e a legislação internacional e alguns congressistas republicanos têm procurado mais informações junto da Casa Branca. 

A administração Trump ainda não apresentou aos legisladores provas de que os barcos alvejados na série de ataques fatais transportavam narcóticos, de acordo com duas autoridades norte-americanas familiarizadas com o assunto, que pediram à agência de notícias Associated Press para não ser identificadas.

Os ataques ocorreram após um aumento da presença das forças marítimas norte-americanas nas Caraíbas.

Leia Também: Avião de secretário da Defesa dos EUA aterra de emergência. Vidro rachou

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2875372/eua-atacam-oitava-embarcacao-alegadamente-ligada-ao-trafico-de-droga#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes