EUA avançam com prisões de imigrantes em mais cinco estados republicanos
- 14/07/2025
"Como todos sabem, precisamos de duplicar a nossa capacidade de camas de detenção [de imigrantes ilegais] porque precisamos de facilitar a retirada das pessoas deste país o mais rapidamente possível", disse a secretária Kristi Noem, citada pelo canal Fox8.
Os estados com os quais decorrem negociações "são todos republicanos, por isso desafiaria alguns democratas a começarem a cuidar dos seus estados, a juntarem-se a nós para tornar as suas comunidades mais seguras", adiantou.
Noem não revelou com que estados está a falar, e reagiu às críticas democráticas sobre a falta de condições condignas no novo centro de detenção da Florida - instalado numa pista de aterragem no meio de um pântano com jacarés, cobras venenosas e outra fauna perigosa - assegurando que a instalação cumpre os padrões federais.
"Todos os problemas que existiam [na 'Alcatraz dos Jacarés'] foram resolvidos", disse Noem.
Stephen Miller, conselheiro de Trump e arquiteto da sua política de imigração, afirmou à Fox News que o executivo quer que "todos os estados republicanos" trabalhem com o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) para construir novos centros de detenção.
"Peguem no telefone, liguem para o DHS, trabalhem connosco para construir instalações nos vossos estados para que possamos retirar os imigrantes ilegais e criminosos", disse a Miller.
Tal como noutros centros semelhantes no país, as autoridades pretendem deter temporariamente os imigrantes ilegais enquanto aguardam deportação.
O nome Alcatraz remete para a histórica prisão ao largo da cidade californiana de São Francisco, num rochedo no mar para onde foram durante décadas enviados alguns dos maiores criminosos do país.
O centro foi instalado em apenas oito dias, numa pista de aterragem na região pantanosa dos Everglades.
Conta com mais de 200 câmaras de segurança, 8.500 metros de arame farpado e 400 agentes de segurança.
Inaugurado pelo Presidente Donald Trump há duas semanas, o centro da Florida foi denunciado pela oposição democrata e por migrantes ali detidos devido às suas condições desumanas.
No sábado, um grupo de legisladores federais e estaduais da Florida denunciou a presença de 750 migrantes "em jaulas" depois de visitarem o novo centro pela primeira vez.
O congressista da Florida, Maxwell Frost, disse ter ficado horrorizado com o que viu.
"É tudo uma ação cruel. A crueldade não é apenas o objetivo, é a estratégia", disse Frost, citado pela Fox8.
A Florida abriu o centro aos legisladores democratas, mas não à imprensa, depois de os primeiros imigrantes detidos na 'Alcatraz dos Jacarés' terem relatado aos meios de comunicação locais calor e humidade "sufocantes", escassez de água e comida estragada.
A congressista Debbie Wasserman Schultz descreveu condições inseguras e pouco higiénicas, incluindo calor insuportável e infestações de insetos.
"Há condições realmente perturbadoras e horríveis", disse ela.
A Arquidiocese de Miami também se juntou às críticas, considerando o novo centro de detenção inadequado.
Leia Também: Democratas na Florida denunciam 750 imigrantes enjaulados em centro de detenção