Eurodeputados aprovam novo adiamento da lei da desflorestação

  • 26/11/2025

Num relatório hoje aprovado por 402 votos a favor, 250 contra e oito abstenções, o PE apoiou o adiamento da proposta de proibição da comercialização na UE de produtos como o azeite de palma, o cacau, o café, a soja e a madeira se estes provierem de terras desflorestadas após 2020.

 

Os grandes operadores e comerciantes terão agora de respeitar as obrigações do presente regulamento a partir de 30 de dezembro de 2026 e as micro e pequenas empresas a partir de 30 de junho de 2027.

Tal como os Estados-membros no Conselho, os eurodeputados também validaram uma cláusula de revisão em abril de 2026, para reavaliar esta lei anti desflorestação antes mesmo da sua entrada em vigor.

A União Europeia já tinha adiado esta lei uma primeira vez, de 2024 para 2025 e o segundo protelamento terá ainda de ser aprovado formalmente.

Segundo informação de Bruxelas, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que 420 milhões de hectares de floresta - uma área maior do que a UE - foram perdidos devido à desflorestação entre 1990 e 2020.

O consumo da UE é responsável por cerca de 10% da desflorestação mundial.

O óleo de palma e a soja são responsáveis por mais de dois terços deste valor.

Leia Também: PE aprova relatório que pede proibição de redes sociais a menores de 16

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2894914/eurodeputados-aprovam-novo-adiamento-da-lei-da-desflorestacao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes