Ex-líder nacionalista da Córsega morto a tiro durante o funeral da mãe

  • 13/01/2026

Alain Orsoni, ex-líder nacioalista da Córsega, foi morto a tiro na vila de Vero enquanto assistia ao funeral da mãe, durante esta segunda-feira. Segundo avançou a agência de notícias France-Presse (AFP), o crime poderá ter sido cometido por um “atirador de elite”.

 

O incidente ocorreu pelas 16h30 locais (15h30 em Lisboa) e o óbito foi declarado o local. O procurador de Ajaccio, Nicolas Septe, já anunciou que foi aberto um inquérito por homicídio qualificado e que a investigação foi entregue à polícia e à gendarmerie. 

Alain Orsoni tinha 71 anos e era um conhecido empresário da ilha francesa da Córsega, tendo sido presidente do clube de futebol AC Ajaccio, entre 2008 e 2015.

Foi um dos líderes da Frente de Libertação Nacional da Córsega (FLNC) na década de 1980. Posteriormente, fundou e liderou o Movimento pela Autodeterminação (MPA).  

Deixou a Córsega em 1996 devido a uma guerra entre o movimento nacionalista. Durante 13 anos viveu na Flórida, na Nicarágua e em Espanha, antes de voltar à ilha francesa. 

Alain Orsoni foi alvo de uma tentativa de homicídio em 2008. O seu irmão, Guy, foi morto em 1983, e, mais tarde, Alain deu o seu nome ao seu filho, que viria a tornar-se uma figura proeminente do crime organizado corso.

Leia Também: França começa recrutamento para serviço militar voluntário de 10 meses

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2918017/ex-lider-nacionalista-da-corsega-morto-a-tiro-durante-o-funeral-da-mae#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes