Família expulsa de voo da Air France devido a lugares: "Humilhação"

  • 20/01/2026

Uma família brasileira foi expulsa de um voo da companhia aérea Air France, que fazia a ligação entre Paris, França, e Salvador, no Brasil, devido a um desentendimento quanto a lugares no avião.

 

Ivan Lopes regressava com a mulher e as duas filhas de uma viagem a Milão, na Itália, contou ao g1. Durante um check-in ainda na cidade italiana, na madrugada de quarta-feira, dia 14 de janeiro, foi-lhes dada a possibilidade de fazerem um upgrade dos seus lugares: por 399 euros por assento poderiam passar de económica premium para executiva. A família aceitou o negócio, e pagou 1.596 euros extra pela melhoria.

Ao desembarcarem em Paris e já prontos para entrar no avião que os levaria de regresso ao Brasil, a família foi informada de que uma das filhas de Ivan teria de regressar ao assento inicial, dado que o lugar previsto, o 7L, estaria com um problema técnico e não poderia ser utilizado.

Contudo, ao embarcar na aeronave, Ivan notou que o assento indisponível era, na realidade, o 5L - não o da sua filha. Nesse, o tal 7L, estaria sentado um passageiro de nacionalidade francesa, que seria funcionária da Air France.

A família denunciou a situação à tripulação que, segundo Ivan, os submeteu a uma humilhação pública. A certa altura, o piloto da aeronave terá saído do cockpit e dirigiu-se à família, gritando com a esposa e com as filhas de Ivan.

No fim, a família acabou por ser retirada do voo com escolta de polícias armados.

Em imagens enviados pelos mesmos à Folha de São Paulo, é possível ver alguns momentos da interação da família com a tripulação. Veja na publicação abaixo:

Ivan Lopes contou ainda que a Air France alegou que a sua família causou prejuízos à empresa e que os informou que, caso desejassem viajar no dia seguinte, teriam de comprar novos bilhetes de avião.

Perante a situação, a família acabou por decidir comprar as passagens, também em classe executiva, numa outra companhia aérea, já depois de ter pedido apoio jurídico. Segundo Ivan, a Air France demorou ainda duas horas para devolver a bagagem à família.

"O que vivenciámos não foi apenas um transtorno de viagem, mas uma situação humilhante, traumática e desproporcional, que expôs uma família e, especialmente, uma criança a sofrimento emocional desnecessário", defendeu Ivan.

Air France fala em "comportamento inadequado" da família

Em comunicado enviado ao g1, a Air France refutou a versão dos eventos da família, afirmando que a tripulação decidiu retirar os quatro passageiros "indisciplinados" do voo para garantir a segurança da viagem.

"O comportamento adotado a bordo, antes da partida, causou atraso, gerou insatisfação entre outros passageiros e poderia ter comprometido a segurança do voo", pode ler-se na nota.

A companhia aérea explicou ainda que o assento indisponível não era, de facto, o da criança da família. Contudo, nestes casos, a empresa tem como política realocar o passageiro que comprou inicialmente o bilhete em classe executiva. O cliente que fez o upgrade no dia regressa ao lugar original e o dinheiro extra é reembolsado mais tarde.

"Considerando o desejo dos passageiros de viajarem juntos, a equipe da Air France ofereceu assentos na cabine Premium Economy, conforme originalmente previsto. No entanto, os passageiros optaram por manter três assentos em Classe Executiva (upgrade) e um assento em Premium Economy", acrescentou a Air France.

Apesar de terem sido informados da situação, a companhia aérea afirmou que a família reagiu "de forma extremamente exaltada e adotaram comportamento inadequado em relação à tripulação de cabine. Apesar das explicações fornecidas e dos reiterados apelos do comandante para que mantivessem a calma, o mau comportamento persistiu", levando assim à retirada da família da aeronave.

Ivan Lopes já admitiu que vai levar a situação a tribunal, estimando que a empresa deve 16 mil euros à família por prejuízos com novos bilhetes, alimentação e transporte até outro aeroporto.

Leia Também: Insólito. Dupla tenta roubar carro sem combustível no Brasil

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922478/familia-expulsa-de-voo-da-air-france-devido-a-lugares-humilhacao#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes