FC Porto e Benfica com sortes distintas na estreia na Europa
- 15/10/2025
A noite desta terça-feira foi de estreia para as equipas portuguesas na Liga Europeia de andebol, com Benfica e FC Porto a serem chamados à ação, mas a terem destinos distintos na hora do resultado final.
O Benfica não conseguiu chegar à vitória e foi derrotado pelo conjunto alemão do Melsungen, por 28-26, num jogo de muito equilíbrio em solo germânico.
Essa igualdade foi visível em quase toda a partida, onde os detalhes acabaram por ser decisivos, já que os encarnados foram para o intervalo a perder por 14-12 e empataram a segunda metade a 14 golos.
O melhor marcador da partida até foi um jogador das águias, com Mikita Vailupau a converter seis dos oito remates em golo, enquanto que os alemães tiveram três atletas com quatro golos marcados.
Rangel Luan da Rosa acabou por defender nove dos 37 remates que enfrentou, mas não foi suficiente para impedir a derrota do clube da Luz na primeira jornada da Liga Europeia de andebol.
Já o FC Porto foi até à Islândia para vencer e convencer frente à equipa do Fram. O resultado final foi expressivo, com um 26-38 a revelar o domínio avassaldor dos azuis e brancos, que nunca estiveram em desvantagem, começando a construir uma vantagem sólida logo desde o início do encontro.
O homem decisivo deste jogo europeu acabou por ser Antonio Martínez Llamazares, que fez sete golos na partida, mas não foi o único, já que do lado dos islandeses, também Ívar Logi Styrmisson fez sete golos, com 13 remates efetuados.
Os guarda-redes portistas também foram importantes, com Sebastian Abrahamsson a defender nove de 23 remates concedidos, enquanto que Diogo Rêma Marques travou cinco dos 17, com ambos a terem uma percentagem de defesa de 39,13% e 29,41%, respetivamente.
No campeonato há uma luta a três
O FC Porto recebeu e venceu a Associação Artística de Avanca (46-30), na noite da passada sexta-feira, em duelo a contar para a sétima jornada do campeonato nacional de andebol, permitindo a subida à liderança isolada, embora à condição. No entanto, essa liderança foi curta, já que Benfica e Sporting também venceram.
A equipa de andebol do Sporting continua imparável no campeonato nacional e, na tarde do passado sábado, recebeu e venceu o FC Gaia por 45-28, em encontro válido para a sétima jornada e que foi disputado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, somando a sétima vitória em território luso.
No outro jogo que envolveu um dos candidatos ao título e que aconteceu na tarde do passado sábado no Pavilhão da Luz, o Benfica teve de se aplicar para vencer na receção ao Águas Santas, por 26-22. O conjunto maiato deu muita luta até aos instantes finais, mas a seriedade e trabalho demonstradas pela equipa encarnada valeram a vitória.
Contas feitas, o Sporting segue na liderança da tabela classificativa com 21 pontos, mais dois do que Benfica e FC Porto, que fecha o pódio do campeonato nacional de andebol.
Leia Também: Sporting 'atropela' FC Gaia e retoma o trono. Benfica vence Águas Santas