FC Porto prepara visita ao Rio Ave com oito regressos e cinco baixas
- 16/09/2025
O FC Porto deu seguimento, na manhã desta terça-feira, à preparação para a visita ao Rio Ave com oito jogadores de regresso às opções do técnico Francesco Farioli.
Diogo Costa, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Alan Varela, Eustáquio, Victor Froholdt e Rodrigo Mora juntaram-se ao restante plantel azul e branco depois de terem tido direito a uma folga extra, por conta dos compromissos das respetivas seleções na pausa internacional, assim como o guarda-redes Diogo Fernandes.
Em sentido inverso, Nehuén Pérez (alta hospitalar e recuperação pós-operatório), Alberto Costa (tratamento e trabalho de ginásio), Martim Fernandes (treino condicionado), William Gomes (treino condicionado) e Luuk de Jong (tratamento) constam no boletim clínico e continuam entregues ao corpo médico do FC Porto.
Nota, ainda, para o caso de Gonçalo Ribeiro, que foi novamente relegado para a equipa B depois de ter participado no treino da equipa principal registado ontem.
Início fulgurante, mas...
Após uma temporada para esquecer, com Vítor Bruno e Martín Anselmi a serem os treinadores, o FC Porto parece ter 'encarrilado' nesta nova época 2025/26, com Francesco Farioli. Os números não mentem: cinco vitórias em outros tantos jogos disputados.
No entanto, o treinador italiano de 36 anos está agora a passar pelo período mais conturbado desde que chegou ao comando técnico dos dragões. Farioli tem visto o plantel ser fustigado por uma 'onda de lesões' e tem várias dores de cabeça, especialmente na defesa.
Nehuén Pérez sofreu uma rotura total do tendão de Aquiles e teve mesmo de ser operado, falhando, ao que parece, o resto da temporada que ainda agora se iniciou. As opções para o eixo defensivo estão, assim, reduzidas a Jakub Kiwior, Jan Bednarek, Dominik Prpic, Tomás Pérez e Gabriel Brás, este último vindo da equipa B.
Também Alberto Costa e Martim Fernandes continuam a contas com problemas físicos e desfalcam a lateral direito da defesa, ao passo que William Gomes e Luuk de Jong são baixas na frente de ataque.
Os elogios de Bruno Alves
Bruno Alves, antigo jogador do FC Porto, deixou elogios à gestão feita por André Villas-Boas, aplaudindo a remodelação levada a cabo no plantel.
"Tudo vem no momento certo. Depois de um ano de experiências e vivências, o presidente soube organizar-se e entender o que tinha de fazer. Acho que, principalmente, trouxe outros jogadores que estão vinculados com este treinador e com este presidente. Isso é importante, porque o futebol é feito de relações humanas e ligações. Isso o FC Porto tem. Educou os jogadores que vieram para o FC Porto: qual é a identidade do clube, qual é o comportamento e qual é a atitude. É isso que mais me tem agradado de ver na equipa do FC Porto. A ambição, a vontade, honrar a camisola e fazer do clube campeão. Dá para ver e sentir de fora", afirmou o antigo internacional português, em declarações na zona mista do Estádio José Alvalade, após o jogo de lendas de Portugal contra o resto do mundo.
Recorde-se que os dragões vão liderando o campeonato com 15 pontos, mais três do que o rival Sporting, que é segundo, e mais cinco do que o Benfica, sexto classificado, que tem um jogo em atraso.
Leia Também: Bruno Alves aplaude trabalho de Villas-Boas: "Tudo vem no momento certo"