Fiscalização a trabalhadores agrícolas acaba com dois detidos em Odemira
- 17/09/2025
A operação de fiscalização dirigida a trabalhadores agrícolas levada a cabo pela Guarda Nacional Republicana (GNR), esta quarta-feira, em Odemira, terminou com duas detenções.
Em comunicado, enviado às redações, a GNR adiantou que os detidos são dois homens, de 26 e 27 anos, e em causa está o crime de permanência ilegal em território nacional.
No total, foram "fiscalizados 580 cidadãos estrangeiros, com idades compreendidas entre os 17 e os 64 anos".
Além das duas detenções, foram elaborados dois autos de notícia por permanência ilegal em território nacional e 101 autos de contraordenação, no âmbito do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros de território nacional.
Foram ainda elaborados 41 autos de contraordenação, no âmbito da legislação rodoviária, relacionados com o transporte de trabalhadores agrícolas.
Segundo a GNR, a "operação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) de Beja, do Destacamento de Trânsito (DT) de Beja, do Destacamento Territorial de Moura e do Núcleo de Fiscalização Territorial de Imigração (NFTI) de Portimão, da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF)".
O Município de Odemira e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) também colaboraram na operação, elaborando os respetivos autos no âmbito das suas competências.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Odemira.
Esta manhã, a GNR adiantou que estava a realizar uma operação de fiscalização dirigida a trabalhadores agrícolas e ao seu transporte no concelho de Odemira.
À agência Lusa, fonte do Comando Territorial de Beja da GNR indicou que a operação arrancou às primeiras horas da manhã e mobilizou cerca de 30 militares.
Leia Também: Ex-fuzileiro que matou PSP em 2022 absolvido de tentar agredir GNR