Fórum dos Reféns desliga relógio que contava cativeiro em Telavive

  • 28/01/2026

O momento simbólico ocorreu na praça dos Reféns quando o relógio marcava 843 dias, 12 horas, 05 minutos e 59 segundos, um dia após a localização e identificação do corpo do polícia israelita Ran Gvili, o último de uma lista de 20 pessoas vivas e 28 mortas por repatriar ao abrigo do cessar-fogo, em vigor desde 10 de outubro, entre Israel e o grupo islamita Hamas.

 

"A icónica praça dos Reféns tem sido o lar das famílias dos reféns e o coração do Fórum, um ponto de encontro para vários israelitas e pessoas de todo o mundo que vieram apoiar as famílias e estar ao seu lado durante toda a sua luta. Um dos símbolos mais poderosos da praça era o cronómetro", observou o fórum, em comunicado.

Desde os ataques liderados pelo Hamas no sul de Israel, em 07 de outubro de 2023, nos quais cerca de 1.200 pessoas morreram, entre as quais o sargento Ran Gvili, que se juntou a outras 250 levadas como reféns para a Faixa de Gaza, o fórum constituiu-se como um importante instrumento de pressão, com a organização de amplas manifestações em Telavive e Jerusalém, sob o lema: "Tragam-nos de volta para casa".

O relógio na capital israelita "tornou-se parte inseparável da praça, sempre presente e visível nas manifestações", salientou a organização dos reféns, "nos momentos de esperança e nos momentos de profunda tristeza".

Um antigo refém, Segev Kalfon, participou neste evento, bem como familiares dos que foram mortos durante o cativeiro no na Faixa de Gaza, alvo de uma operação militar em grande escala durante mais de dois anos das forças israelitas, cujos bombardeamentos também vitimaram algumas das pessoas em posse das milícias palestinianas.

Na segunda-feira, o exército israelita confirmou ter recuperado os restos mortais de Ran Gvili, num cemitério no norte da Faixa de Gaza, dentro da Linha Amarela, que marca a zona de retirada dos militares no âmbito do cessar-fogo.

A Comunidade Judaica do Porto indicou que o efetivo das forças especiais da polícia israelita tinha também passaporte português.

No mesmo dia da recuperação do corpo, o Fórum de Reféns e Famílias Desaparecidas, declarou concluída a sua missão.

"Todos os 255 reféns regressaram a Israel. Quarente e seis deles foram raptados vivos e assassinados em cativeiro. Com o regresso de Rani Gvili, um herói que deu a vida a defender a sua comunidade, podemos finalmente afirmar: já não há reféns em Gaza", observou em comunicado, referindo-se a uma das "mais determinadas lutas cívicas, morais e humanitárias da história".

A devolução de Ran Gvili era apontada pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, como uma condição para avançar para a segunda fase do cessar-fogo proposto pelos Estados Unidos na Faixa de Gaza.

Nas primeiras da entrada em vigor da trégua, os islamitas palestinianos entregaram todos os últimos 20 reféns vivos ainda na sua posse, mas os corpos dos restantes 28 foram sendo devolvidos gradualmente, devido a alegadas dificuldades na localização entre os escombros do território devastado em dois anos de guerra.

Em troca, Israel entregou centenas de corpos e prisioneiros palestinianos e iniciou uma retirada militar parcial da Faixa de Gaza, a par do compromisso com a entrada de ajuda humanitária no território.

Em retaliação dos ataques do Hamas em outubro de 2023, Israel lançou uma operação militar em grande escala no enclave palestiniano, que provocou mais de 71 mil mortos, segundo as autoridades locais controladas pelo grupo islamita, um desastre humanitário, a destruição de quase todas as infraestruturas do território e a deslocação de centenas de milhares de pessoas.

Leia Também: Israel diz que quem ameaçou 'carabinieri' era soldado e não colono

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2927240/forum-dos-refens-desliga-relogio-que-contava-cativeiro-em-telavive#utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes