Fotógrafo Alfredo Cunha faz "Cartografia do Desejo" no seu novo livro

  • 14/10/2025

Valter Hugo Mãe defende "que toda a gente deveria fazer a terapêutica coisa de se despir diante de um fotógrafo", na abertura da obra.

 

"Todas as pessoas merecem esse tipo de encontro ao menos uma vez na vida. Porque há a necessidade de experimentarmos as nuances do corpo, suas coreografias que são tão plásticas quanto espirituais", argumenta o autor de "A Desumanização".

Hugo Mãe, a abrir o prefácio lembra a artista plástica Isabel Lhano (1953-2023), segundo a qual os fotógrafos eram todos sensuais, "e dava como exemplo Alfredo Cunha para debater essa bizarria de passarem a vida inteira atrás da câmara, quando têm corpinho ajeitado para se meterem à frente".

O escritor não partilha do pressuposto de que "os fotógrafos são todos escolhidos a dedo pela beleza", mas considera que "há algo no feito de sermos fotografados que nos sublinha carências e relembra desejos".

O livro reúne mais de 100 fotografias de autoria de Alfredo Cunha, de corpos, masculinos e femininos, todas a preto e branco, divididas por capítulos inaugurados por textos de Ariana Aragão: "Do Desejo", "Claridade", "Miopia", "Plástico Fetiche".

Valter Hugo Mãe define esta obra como "uma viagem através do desejo; um exercício hedonista e provocatório dos autores, a acicatar quem o aprecia"; um "mergulhar" na "intimidade e no dialeto visual" de Alfredo Cunha que, em sua opinião, "nunca se tinha exposto tão completamente".

"Cartografia do Desejo", segundo Hugo Mãe, é assim como "uma viagem interior, numa narrativa de exaltação".

"Que esta obra reacenda em quem a mesma chama que moveu a sua criação", remata Valter Hugo Mãe.

Ariana Aragão é o pseudónimo de Sandra Maria Teixeira, nascida em 1977, no Porto, mestre em Design e Produção Gráfica, pela Universidade de Barcelona, que desenvolve atividade como investigadora, agregada à Universidade do Algarve, e curadora de arte na área da fotografia.

Dirige o Studio Raro-Sinergias Criativas e Culturais, que fundou. Preside à Rota das Conservas - Associação para a Preservação da Memória e do Património Cultural do Mar, que fundou em 2018.

Alfredo Cunha nasceu em 1953, em Celorico da Beira, e iniciou a sua carreia profissional em 1970, na área da fotografia publicitária e comercial.

Como fotojornalista, começou no Noticias da Amadora, tendo, posteriormente, trabalhado em jornais e revistas como O Século, Século Ilustrado, Vida Mundial, Público, assim como na agência portuguesa de notícias ANOP e na sua sucessora, agência Lusa.

Atualmente desenvolve projetos editoriais, segundo a editora Guerra & Paz.

Cunha foi fotógrafo oficial da Presidência da República, nos mandatos de António Ramalho Eanes, de 1976 a 1986, e de Mário Soares, de 1986 a 1996.

Entre 1989 e 1997 foi editor fotográfico do diário Público, passou pelo grupo Edipresse, onde foi fotógrafo e editor.

Em 2002, com a jornalista Ana Sousa Dias, colaborou no programa televisivo "Por outro lado" (RTP2).

Entre 2003 e 2009, foi fotógrafo e editor no Jornal de Notícias. De 2010 a 2012, foi diretor fotográfico da Agência Global de Notícias.

Como fotojornalista, destaca-se o seu trabalho sobre o 25 de Abril, o processo de descolonização , o Período Revolucionário em Curso (PREC), o derrube do Presidente romeno Nicolae Ceausescu, em 1989, a guerra no Iraque, em 2003.

Alfredo Cunha tem uma vasta bibliografia, marcada por obras como "Raízes da Nossa Força" (1972), "Vidas Alheias" (1975), "Naquele Tempo" (1995), "Porto de Mar" (1998), "Cuidado com as Crianças" (2003), "Fátima, Enquanto Houver Portugueses" (2017), "A Benção dos Animais" (2021), a que se juntam "Mar de Fé" e "Alfredo Cunha -- Photographo", ambos publicados este ano.

Cunha recebeu a Medalha de Mérito Cultural e a comenda da Ordem do Infante D. Henrique.

Leia Também: MTV será (mesmo) Unplugged: Canais 'desligados' na Europa até fim do ano

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2870478/fotografo-alfredo-cunha-faz-cartografia-do-desejo-no-seu-novo-livro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Raridade

Anderson Freire

top2
2. Advogado Fiel

Bruna Karla

top3
3. Casa do pai

Aline Barros

top4
4. Acalma o meu coração

Anderson Freire

top5
5. Ressuscita-me

Aline Barros

Anunciantes