França detém quatro suspeitos de espionagem ao serviço da Rússia
- 27/11/2025
A investigação, que remonta a março de 2025, apurou que os suspeitos terão usado uma organização não-governamental humanitária, a SOS Donbass, para recolher informações estratégicas sobre a economia francesa.A SOS Donbass, fundada por Anna Novikova, com sede em França, identifica-se como uma entidade de ajuda humanitária dirigida à população da região do Donbass, no leste da Ucrânia.
Uma das detidas neste caso é a fundadora da SOS Donbass, Anna Novikova, de nacionalidade franco-russa. Dois dos detidos têm cidadania russa.
Novikova é também acusada de organizar atividades de propaganda pró-russa, como iniciativas através das redes sociais e divulgação de cartazes e pinturas nas ruas de Paris, informou a estação francesa BFM TV.
Os restantes detidos estão acusados dos crimes de participação em organização criminosa, colusão com uma potência estrangeira, colaboração na prática de danos à propriedade em nome dos interesses de um país estrangeiro ou recolha de informações estratégicas para entrega a potência estrangeira.
Cada um destes crimes é punível com até dez anos de prisão.
No caso de Novikova, está em causa uma pena de até 45 anos de cadeia, bem como o pagamento de uma multa de 600.000 euros.
Leia Também: França processa AliExpress e Joom por venderem bonecas pedopornográficas





.jpg)






















































